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Os desafios da implementação do ensino de libras para a comunidade no CEPRE/FCM
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Palavras-chave

LIBRAS- Ensino. Comunidade. Surdo

Como Citar

DESIDERIO, Rosemeire Aparecida Antunes. Os desafios da implementação do ensino de libras para a comunidade no CEPRE/FCM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 107–107, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7148. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

O presente estudo promove a implementação do ensino de Libras para os professores, aprimorandos, pais e funcionários e comunidade que agregam-se ao Programa de Surdez no CEPRE. A finalidade desse estudo é evidenciar a importância da prática do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no CEPRE, estabelecendo a relação do professor surdo com os pais, professores, aprimorandos e funcionários para o desenvolvimento da comunicação da língua de Sinais com surdos. Este trabalho tem como objetivo de promover a socialização de surdos no contexto social, a qual encontram-se educadores não qualificados nesta área de ensino e ambiente inadequado para o entendimento necessário do surdo, relevando as dificuldades dos professores e as influências no processo ensino e aprendizagem que envolvem a comunidade. Baseando-se no princípio “oportunidade” de aprender LIBRAS é que se questiona a escolarização aos alunos no combate a exclusão. Obviamente, o CEPRE enfrenta um desafio, por ser um ambiente de ensino de Libras, muitos obstáculos são encontrados na prática da LIBRAS, que atenda as especificidades dos surdos, gerando uma verdadeira inclusão, é preciso que os pais, professores e profissionais tenham apoio do professor surdo, promovendo a acessibilidade ,adquirindo incentivo à autonomia e exercendo a sua cidadania.

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Copyright (c) 2016 Rosemeire Aparecida Antunes Desiderio

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