Os desafios da implementação do ensino de libras para a comunidade no CEPRE/FCM

Autores

  • Rosemeire Aparecida Antunes Desiderio Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7148

Palavras-chave:

LIBRAS- Ensino. Comunidade. Surdo

Resumo

O presente estudo promove a implementação do ensino de Libras para os professores, aprimorandos, pais e funcionários e comunidade que agregam-se ao Programa de Surdez no CEPRE. A finalidade desse estudo é evidenciar a importância da prática do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no CEPRE, estabelecendo a relação do professor surdo com os pais, professores, aprimorandos e funcionários para o desenvolvimento da comunicação da língua de Sinais com surdos. Este trabalho tem como objetivo de promover a socialização de surdos no contexto social, a qual encontram-se educadores não qualificados nesta área de ensino e ambiente inadequado para o entendimento necessário do surdo, relevando as dificuldades dos professores e as influências no processo ensino e aprendizagem que envolvem a comunidade. Baseando-se no princípio “oportunidade” de aprender LIBRAS é que se questiona a escolarização aos alunos no combate a exclusão. Obviamente, o CEPRE enfrenta um desafio, por ser um ambiente de ensino de Libras, muitos obstáculos são encontrados na prática da LIBRAS, que atenda as especificidades dos surdos, gerando uma verdadeira inclusão, é preciso que os pais, professores e profissionais tenham apoio do professor surdo, promovendo a acessibilidade ,adquirindo incentivo à autonomia e exercendo a sua cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Aparecida Antunes Desiderio, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007).Possui Pós Graduação Lato Sensu em Libras e Educação de Surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos e ensino da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes e Surdos. Participa de grupo de pesquisa de Estudos Surdos e Projeto- Avatares Expressivos para a Comunicação na Língua de Sinais Brasileira na Unicamp.Participa da Tutoria Ead - UFSCAR em curso de Educação Musical na disciplina de Libras.Tem experiência na área de Educação Bilíngue. Leciona na Pós Graduação de Libras e Educação de Surdos como na Docência em Libras e Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

DESIDERIO, R. A. A. Os desafios da implementação do ensino de libras para a comunidade no CEPRE/FCM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 107–107, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7148. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7148. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão