Oficina itinerante de educação ambiental: construindo o conhecimento em espaços diferenciados

Autores

  • Diógenes Cortijo Costa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7147

Palavras-chave:

Educação ambiental. Cidadania. Sustentabilidade

Resumo

A extensão universitária vem recebendo nos últimos anos estímulos e incentivos por meio de programas que têm permitido a transferência da ciência gerada nas universidades à comunidade. Dentre os conhecimentos levados frequentemente as mesmas pode-se citar aqueles relacionados à educação ambiental. Esta ainda vem passando por algumas dificuldades de implementação no currículo escolar, em geral observa-se uma grande dificuldade por parte dos professores em trabalhar esta temática durante suas práticas pedagógicas. Diante dessa situação percebe-se a necessidade de proporcionar oficinas que envolvam essa temática, especialmente em comunidades carentes, levando conhecimento científico por meio da sensibilização com atividades ambientais para dentro das escolas, envolvendo tanto o público escolar quanto a comunidade local. Partindo-se desse princípio foi elaborada uma oficina itinerante a fim de sensibilizar crianças e adolescentes de comunidades populares acerca das questões ambientais. Neste contexto as atividades realizadas possuem o objetivo de proporcionar aos participantes dos educandário do bairro Campo Belo a valorização do meio ambiente através de oficinas temáticas. Estimulou-se a criatividade através de brincadeiras permitindo aos participantes do projeto a percepção de que eles podem influenciar o meio ao qual esta inserido sendo agentes transformadores de realidade. Através da realização das 5 oficinas foram atendidos cercam de 100 alunos e 20 educadoras , disseminando assim informações ambientais e auxiliando na transformação individual de cada participante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes Cortijo Costa, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Agrimensor pela ESA - Araraquara (1973), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnia da USP (1996) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (2001). Atualmente é Professor Doutor MS5.1 (livre docente) da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo no Departamento de Geotecnica e Transportes. Atuou na Prefeitura Municipal de Campinas no período de 1983 a 2009, ocupando diversos cargos na Área de Transportes/Trânsito e Mobilidade Urbana. Na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Campinas, teve participação na revisão do Plano Diretor de Campinas - 2006 e desenvolvimento dos Planos Locais de Gestão das Macrozonas, 5, 7, 8 e 9, com enfase em Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana entre 2006 e 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

COSTA, D. C. Oficina itinerante de educação ambiental: construindo o conhecimento em espaços diferenciados. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 106–106, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7147. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7147. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)