Mapeamento e análise ambiental para proposta de recuperação do córrego Jacarezinho-Paulínia/SP

Autores

  • Diogenes Cortijo Costa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7145

Palavras-chave:

Bacias hidrográficas. Análise ambiental. Degradação ambiental

Resumo

Nas últimas décadas o Brasil passou por um processo de desenvolvimento sem um planejamento adequado o que resultou, em alguns casos, em prejuízo para a gestão sustentável das futuras gerações com a sucessiva destruição dos recursos naturais, inclusive dos mananciais responsáveis pelo fornecimento de água, principalmente as nascentes e cursos d’água. Uma bacia hidrográfica pode ser considerada uma porção geográfica constituída por uma área da superfície terrestre, que contribui na formação e no armazenamento de determinado curso d’água. No entanto, as bacias presentes em pequenas áreas de terras localizadas em regiões montanhosas, denominadas de cabeceiras, formam as nascentes e drenam córregos e riachos. Este projeto de pesquisa foi realizado com o apoio financeiro do CNPQ,e teve como objetivos principais proceder com uma análise ambiental, de caráter preliminar, na nascente do córrego do Jacarezinho (Paulínia-SP). Para se alcançar tais objetivos foram usados os seguintes métodos na identificação dos problemas: execução e análise de fotos, mapas e visitas a campo a fim de caracterizar o uso e ocupação do solo e os principais problemas ambientais na área investigada, segundo a metodologia defendida por Troppmair. Ao final do trabalho foram identificados os principais problemas da nascente e as principais causas, propondo melhorias para a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogenes Cortijo Costa, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Agrimensor pela ESA - Araraquara (1973), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnia da USP (1996) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (2001). Atualmente é Professor Doutor MS5.1 (livre docente) da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo no Departamento de Geotecnica e Transportes. Atuou na Prefeitura Municipal de Campinas no período de 1983 a 2009, ocupando diversos cargos na Área de Transportes/Trânsito e Mobilidade Urbana. Na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Campinas, teve participação na revisão do Plano Diretor de Campinas - 2006 e desenvolvimento dos Planos Locais de Gestão das Macrozonas, 5, 7, 8 e 9, com enfase em Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana entre 2006 e 2009. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, nas áreas de Transportes e Trânsito com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas, Cadastro Técnico Multifinalitário e Mapeamento. Atua no desenvolvimento de Planos Diretores, especificamente em Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

COSTA, D. C. Mapeamento e análise ambiental para proposta de recuperação do córrego Jacarezinho-Paulínia/SP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 104–104, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7145. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7145. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)