Banner Portal
Programa de saúde nas unidades – DEDIC
PDF

Palavras-chave

Promoção de saúde. Prevenção. Saúde coletiva

Como Citar

ESPÍRITO SANTO, Rogério Terra do et al. Programa de saúde nas unidades – DEDIC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 176–176, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7141. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O CECOM da UNICAMP realiza desde 2010 o programa de saúde nas unidades como estratégia de promoção de saúde. As intervenções são realizadas para criar uma mentalidade de auto cuidado revertendo o modelo de atenção à saúde médico centrado, estimulando a corresponsabilidade dos indivíduos no processo saúde/doença. Implantar Programas de Saúde Preventiva de acordo com o perfil de cada Unidade, melhorar a participação da comunidade em Programas de Saúde Preventiva e rastrear as doenças de maior prevalência na comunidade da UNICAMP. Estabelecimento da parceria com a unidade, aplicação de questionário para definir as atividades e conhecer o perfil epidemiológico. Estabelecimento do cronograma das ações de saúde conforme o resultado do questionário e realização de circuito de saúde para o oferecimento de exames para diagnóstico precoce, oferecimento de palestras educativas e dinâmica de grupos. Foram oferecidas as seguintes atividades: Circuito de Saúde (aferição de PA, Glicosimetria, IMC e tabagismo), CTA (Centro de testagem e aconselhamento), Palestras: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), saúde da mulher, saúde do homem, saúde bucal e dores orofaciais, atividade física e alimentação saudável. Estações demonstrativas sobre saúde da mulher (Mamamiga, folders, contracepção), atualização vacinal, orientações sobre dengue. Além disto, avaliação clínica da saúde bucal e encaminhamentos para tratamentos. Foi oferecido também grupo de reeducação alimentar. Houve a participação expressiva dos funcionários (cerca de 200) e adesão média de 90%.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rogério Terra do Espírito Santo, Ana Lucia Carletti de Moraes, Eliane Mara de Carvalho Corssi, Lila Lea Cruvinel, Luciane da Silva Antunes, Maria Cristina Stolf, Miriam Susana Locatelli Marques da Silva, Nilton Manoel Domingos Junior, Patricia Asfora Falabella Leme, Tamara Maria Nieri

Downloads

Não há dados estatísticos.