Banner Portal
Plantando meu parabéns
PDF

Palavras-chave

Plantação. Cultivo. Experimentação. Culinária

Como Citar

SILVA STAMPONI, Marcela Aparecida da; RODRIGUES PARRA DA SILVA, Cecília Alejandra; PIRES DA SILVA, Daniele; GARCIA LOPES, Gabriela; LIMA DE GODÓI, Jessica. Plantando meu parabéns. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 171–171, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7137. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O projeto “Plantando Meu Parabéns” é uma proposta de integração dos grupos das 7h às 13h do CECI, formado pelas Turmas dos Peixes e do Planeta Terra, que totalizam 38 crianças entre 3 e 5 anos. A partir dos temas Alimentação Saudável e Cultivo de Plantas, oferecemos às crianças possibilidades de comemoração dos seus aniversários, produzindo os bolos e cultivando alguns legumes e frutas. Hoje, algumas crianças chegam a nós com hábitos alimentares já instituídos e nem sempre saudáveis. Assim, apresentamos possibilidades de alimentação saudável de forma lúdica e divertida. Possibilitamos experiências através do manejo da terra e de sementes, os cuidados com a natureza que nos cerca, com os bichinhos ali existentes, conhecemos sementes e mudas, o preparo dos alimentos além de muita brincadeira e diversão. Esse projeto utilizou como metodologia o diálogo e ações práticas pautadas no fazeres das crianças, bem como na introdução dos temas das festas feita através do faz de conta. Tivemos a festa da salada de frutas, a festa do milho despertada pela história da Galinha Xadrez, festa da cenoura, festa da banana e a dinâmica da contação de história do Macaco Danado, além de experimentarmos o pão e o docinho de cenoura quando recebemos uma carta com essas duas receitas. Este projeto, que ainda está em curso, demonstram cuidado dos meninos e meninas e o quanto as crianças estão abertas para conhecerem e experimentarem o novo.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcela Aparecida da Silva Stamponi, Cecília Alejandra Rodrigues Parra da Silva, Daniele Pires da Silva, Gabriela Garcia Lopes, Jessica Lima de Godói

Downloads

Não há dados estatísticos.