Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de fisioterapia em ortopedia e traumatologia do hospital das clinicas da UNICAMP

Autores

  • Denise Aparecida Sonego HC/UNICAMP
  • Bruna Daniela Piccinin HC/UNICAMP
  • Caroline Zacariotto Silva HC/UNICAMP
  • Nilma Marques de Paula HC/UNICAMP
  • Tiago Simões Ferreira HC/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7136

Palavras-chave:

Epidemiologia. Fisioterapia. Distúrbio músculo esquelético

Resumo

Os distúrbios do sistema músculo esquelético estão entre os mais acometidos na população em geral que procuram o atendimento médico e que são encaminhados à Fisioterapia. O presente estudo objetiva descrever o perfil dos pacientes encaminhados ao Ambulatório de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas da UNICAMP. Foi feito o levantamento dos prontuários dos pacientes atendidos no período de junho de 2013 a junho de 2014, foram excluídos todos os prontuários com os dados incompletos. Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, faixa etária, patologia ortopédica e traumatológica e segmento corporal mais acometido.  Os resultados mostram que o gênero feminino foi o mais afetado (51,75%), numa faixa de idade que variou de 1 a 76 anos, sendo a média de 45 anos. O seguimento corporal mais acometido foram os membros inferiores (60,14%) com os diagnósticos de fratura de tíbia (10,49%) seguido por fratura de fêmur (8,39%) e lesão do ligamento cruzado anterior do joelho (8,39%). Conclui-se que o entendimento do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Hospital das  Clínicas  da UNICAMP é essencial para o desenvolvimento e aplicações de técnicas adequadas para melhor atuação fisioterapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SONEGO, D. A.; PICCININ, B. D.; ZACARIOTTO SILVA, C.; MARQUES DE PAULA, N.; SIMÕES FERREIRA, T. Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de fisioterapia em ortopedia e traumatologia do hospital das clinicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 170–170, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7136. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7136. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida