Resumo
A informação do paciente sobre sua doença e tratamento tem um importante papel no auto-cuidado e adesão à terapia. A Atenção Farmacêutica pode colaborar na identificação de “gaps” de informação e então planejar estratégias para esclarecer e orientar os pacientes. Investigar a quantidade de informação recebida sobre diferentes aspectos do tratamento e a satisfação com a informação na percepção de pacientes com câncer de mama em tratamento com tamoxifeno. O questionário EORTC QLQ-INFO25 foi aplicado a 38 voluntárias. Esta ferramenta avalia a informação recebida e oferece quatro opções de resposta para cada questão: “nenhuma”, “alguma”, “bastante” e “muita”. As pacientes em hormonioterapia acompanhadas tinham idade entre 38 e 83 anos (média: 55,8 anos). De acordo com as respostas aos diferentes itens, foi observado que as pacientes consideraram ter recebido “bastante” ou “muita” informação sobre o diagnóstico (71%), extensão (57%) e tratamento (82%). Por outro lado, muitas disseram ter recebido “nenhuma” informação sobre as possíveis causas de sua doença (42%), os efeitos do tratamento na sua atividade sexual (42%) e ajuda adicional fora do hospital (66%). A maior parte das voluntárias expressou o desejo de receber mais informações (59%) e aquelas as quais consideraram-se “bastante” ou “muito” satisfeitas com a quantidade de informação recebida representaram 69% das pacientes acompanhadas. Além disso, 84% disseram que a informação recebida foi “bastante” ou “muito” útil. Pacientes com câncer de mama em hormonioterapia declararam-se bem informadas em vários aspectos de sua doença e tratamento e consideraram úteis as informações recebidas.
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