Banner Portal
O uso do polihexametileno biguanida (PHMB) como agente terapêutico na cicatrização de feridas
PDF

Palavras-chave

Bandagem. Antiinfecciosos. Desbridamento. PHMB

Como Citar

TOSTA DE SIQUEIRA, Katia Cristina; VILAS BOAS DIAS, Bruno; DORCE CAMPOSILVAN, Fernanda; SANTOS, Teresa Janaína dos. O uso do polihexametileno biguanida (PHMB) como agente terapêutico na cicatrização de feridas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 165–165, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7131. Acesso em: 19 mar. 2024.

Resumo

O tratamento de feridas é intervenção da Enfermagem que atua com propósito de restaurar a integridade tissular oferecendo condições para melhora da qualidade de vida do indivíduo. O PHMB pode ser empregado em cuidados às feridas criticamente colonizadas e infectadas devido sua atração para a membrana citoplasmática, onde causa a perda de substâncias de baixo peso molecular, tais como íons de Potássio, Cálcio e a inibição de enzimas responsáveis pela união da membrana, tais como o ATPase. A ruptura subsequente da membrana citoplasmática pode então levar à perda de substâncias macromoleculares (ex. Nucleotídeos) e à precipitação das substâncias celulares. Identificar os resultados do uso do PHMB como agente terapêutico na cicatrização de feridas. Métodos: Estudo de natureza descritiva, retrospectiva, de revisão bibliográfica no período de 2006 à 2012 na base de dados indexada MEDLINE. Foram encontrados 9 artigos no período que condiziam com critérios de inclusão, no entanto, apenas 7 foram utilizados no trabalho, porque 2 estavam repetidos em outras bases de dados. O PHMB um potente antimicrobiano, de amplo espectro que destrói bactérias gram- positivas, gram-negativas, fungos, leveduras, esporos, vírus (HBV/HIV, Rota Vírus), MRSA, Pseudômonas, possui baixa toxicidade, menor probabilidade de gerar resistência bacteriana, efeitos adversos. Tratamento seguro, diminuindo a dor, reduz odores, absorção efetiva do exsudato, fica ativo em ambiente úmido por um período de 72 horas. Observa-se que a maior parte dos trabalhos são recentes e apontam grandes benefícios na área de estomaterapia. Na literatura internacional, não foram encontrados relatos de efeitos adversos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Katia Cristina Tosta de Siqueira, Bruno Vilas Boas Dias, Fernanda Dorce Camposilvan, Teresa Janaína dos Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.