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O grupo educativo de diabetes do CECOM
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Palavras-chave

Saúde. Diabetes mellitus. Universidade

Como Citar

GRANZOTTO, Tania Maria; CARLETTI DE MORAES, Ana Lúcia; KAZUE TANINAGA, Edite; CAVALCANTI FIGUEIREDO FILHO, Inaldo; DI GRAZIA, Renata Cristina; ALBERTIN, Rosely Cai; DORTA FERREIRA, Sonia Maria. O grupo educativo de diabetes do CECOM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 161–161, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7126. Acesso em: 12 out. 2024.

Resumo

O diabetes é uma doença que ocorre mundialmente, porém é mais comum nos países mais desenvolvidos (especialmente o tipo 2). O aumento da incidência de casos de diabetes em países em desenvolvimento acontece devido à urbanização e mudança de estilo de vida (sedentarismo, stress, alimentação incorreta, obesidade, etc.). Devido a isso, ela já é considerada uma doença de caráter epidêmico nestes países. O objetivo é promover o tratamento e sua adesão, bem como a qualidade de vida dos usuários do CECOM portadores de diabetes. O Grupo Educativo de Diabetes do CECOM existe desde o ano de 1986 e ocorre periodicamente a cada dois meses. São grupos de noventa minutos realizados com enfermeira, nutricionista, médico, assistente social, psicóloga e fisioterapeuta. São realizadas orientações sobre diabetes, à importância da prática da atividade física e da alimentação adequada para o controle da doença, bem como o incentivo à troca de experiências entre os participantes. Os profissionais se reúnem periodicamente para tratar da dinâmica desenvolvida nos grupos. Para esta pesquisa foi efetuada uma coleta de dados no período entre março de 2010 a novembro de 2013. Foram realizadas 17 reuniões em que participaram 172 usuários do CECOM, os quais receberam orientações acerca do diabetes, seu tratamento e suas formas de controle; permitindo o aumento da expectativa e qualidade de vida destes usuários. Por tratar-se de uma doença que ocasiona agravos à saúde quando não é bem controlada, a adesão ao tratamento por parte dos pacientes é um constante desafio.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Tania Maria Granzotto, Ana Lúcia Carletti de Moraes, Edite Kazue Taninaga, Inaldo Cavalcanti Figueiredo Filho, Renata Cristina Di Grazia, Rosely Cai Albertin, Sonia Maria Dorta Ferreira

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