Banner Portal
Evolução do projeto de atendimento prioritário aos idosos com alta após a implantação nas enfermarias do HC-UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Desospitalização. Inclusão. Saúde

Como Citar

NASCIMENTO FERNANDES, Marli Elisa et al. Evolução do projeto de atendimento prioritário aos idosos com alta após a implantação nas enfermarias do HC-UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 145–145, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7123. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A disponibilidade de leitos hospitalares é na atualidade grande desafio aos gestores de saúde, devido à grande demanda de pacientes necessitando de tratamento especializado. O Serviço Social atua nas múltiplas expressões da questão social dentro do seu projeto ético político tem a capacidade criativa para propor ações que culminem na inclusão dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde. O objetivo do estudo foi descrever a evolução do projeto em relação ao tempo (horas) da saída dos pacientes dos leitos após alta médica e implantação do projeto nas especialidades com maior prevalência. A priorização de providências como planejamento de alta, orientação das famílias pela equipe multidisciplinar para desospitalização dos pacientes. As ações ocorreram a partir de 2010 como piloto e em 2012 até o presente se consolidou como processo assistencial. O resultado de melhorias foi percebido pela diminuição de tempo de espera de outros pacientes convocados para internação, incidindo na rotatividade dos leitos, diminuindo custos ao hospital e possibilitando acesso a hospitalização de outros pacientes. O tempo em (horas) da otimização dos leitos após alta médica foi descrito por especialidade: Gastro: (de 09h00 para 03h42) 60% de otimização de leitos; Cardiologia e Pneumo (de 08h00 para 03h50) 50% de otimização de leitos. As ações propostas trouxeram melhorias ao Hospital de Clínicas e efetivou a competência do Serviço Social na efetivação do exercício profissional na Saúde.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marli Elisa Nascimento Fernandes, Adriana Renata Ferrari Gasparoni, Claudia Gonzaga Pereira Cilla, Fabiana Maria Campo D. E. Franco de Castro, Julinha Maria Costa de Oliveira, Margareth Rovariz, Maria Rita Fraga, Marilda Alice de Oliveira, Maura A. Dias C. Volpi, Silvia Cristina Faez, Wanilde Barbosa de Morais

Downloads

Não há dados estatísticos.