Eu e o mundo em que vivo

Autores

  • Ana Paula da Costa Porcino CAS-DGRH-Reitoria/UNICAMP
  • Rosemeire de Souza CAS-DGRH-Reitoria/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7122

Palavras-chave:

Educação infantil. Creche. Atividade lúdica. Identidade

Resumo

O projeto foi desenvolvido no Maternal II Manhã da Creche Área da Saúde em 2013 com crianças na faixa etária de 3 anos. Surgiu do interesse das crianças em saber sobre o cotidiano dos colegas e professoras. A partir da curiosidade das crianças, foi trabalhado este tema para mostrar a elas as diferenças entre os ambientes e as famílias. Dando ao aluno oportunidade de se conhecer como pessoa única e conhecer também o ambiente que o cerca: família, escola e a casa onde vivem, possibilitando a construção de sua identidade. Foram realizadas diversas atividades como: Roda de  conversa sobre o cotidiano das crianças e professoras, recorte e colagem sobre as partes do corpo, atividades com fantasias e com espelhos, manuseio de livros, contação de histórias, trabalho com fotos das crianças e das famílias, pintura no rosto e músicas que enfatizam as partes do corpo. Observamos que através das atividades desenvolvidas as crianças puderam perceber as diferentes características de cada família e dos outros colegas da sala, podendo assim conhecê-las melhor, além de ampliarem o conhecimento sobre seu corpo e higiene/saúde. Nesta faixa etária é muito importante trabalhar o tema Identidade com as crianças. A primeira infância é a base de todas as aprendizagens humanas, é nesta fase que se estabelecem os alicerces do desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial da criança e que oferecerão as condições para que se torne um adulto capaz de conduzir sua vida com autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

COSTA PORCINO, A. P. da; SOUZA, R. de. Eu e o mundo em que vivo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 144–144, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7122. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7122. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida