Elaboração do "jogo da tipagem sanguínea abo-rh" para alunos dos níveis fundamental e médio

Autores

  • Sofia Rocha Lieber Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7118

Palavras-chave:

Jogos. Ensino. Tipagem. ABO-Rh

Resumo

A tipagem sanguínea para os sistemas ABO e Rh envolve conhecimentos de herança genética, antígeno, anticorpo, reação de hemoaglutinação, relação doador-receptor e doença hemolítica do recém- nascido. O presente trabalho teve por objetivo apresentar um jogo de simulação, de fácil confecção, com o qual o professor possa trabalhar esses conceitos e, estimular o aluno a usar a indução e o conhecimento para acertar o desafio proposto. O kit é composto por seis tubos plásticos (diâmetro ±1 cm), com tampa, contendo uma solução aquosa de corante alimentar simulando o antissoro, sendo dois azuis (anti-A), dois amarelos (anti-B) e dois incolores (anti-D/Rh), identificados com rótulo e com a tampa etiquetada com a cor correspondente. Para cada tipo de antissoro, em tubo foi  adicionada  uma colher de café de miçangas vermelhas (diâmetro ±2 mm) e, em outro tubo, a mesma porção de miçangas agrumadas com cola epóxi liquida transparente. Para jogar um aluno escolhe, pela tampa, um tubo de cada cor e repassa os restantes para outro. Após analisar a ausência ou presença de grumos, ambos devem concluir a tipagem ABO-Rh e definir quem pode doar ou receber os tipos sanguíneos definidos. Dependo do nível escolar, o professor pode acrescentar painéis explicativos e propor questões adicionais referentes aos conteúdos de genética e imunologia. Após testar com alunos da oitava série do nível fundamental, que participaram do programa educacional do INCTS e com os visitantes da UPA, foi possível concluir que a manipulação dos tubos torna o jogo atrativo e induz a aplicação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Rocha Lieber, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológica Modalidade Médica, pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1982) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Professora Titular das disciplinas de Microbiologia e Imunologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986-2008). Atualmente é biomédico da Universidade Estadual de Campinas, atuando no Laboratório de Histocompatibilidade do Hemocentro de Campinas (1988-presente); é orientadora (2008-presente) e supervisora (2010-presente) do Curso de Aprimoramento em Hemoterapia, da Faculdade de Ciências Médicas; é revisor de periódicos: Cell Transplantation, Human Immunology, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Recent Patents on DNA & Gene Sequences, e Journal of Clinical Laboratory Analysis.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

LIEBER, S. R. Elaboração do "jogo da tipagem sanguínea abo-rh" para alunos dos níveis fundamental e médio. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 100–100, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7118. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7118. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>