Banner Portal
Cuidadores de pacientes idosos: participação e humanização
PDF

Palavras-chave

Famílias cuidadoras. População idosa. Clínica ampliada

Como Citar

NASCIMENTO FERNANDES, Marli Elisa; FERRARI GASPARONI, Adriana Renata; GONZAGA PEREIRA CILLA, Claudia; FRANCO DE CAST, Fabiana Maria Campo D. E.; COSTA DE OLIVEIRA, Julinha Maria; ROVARIZ, Margareth; OLIVEIRA, Marilda Alice de; BARBOSA DE MORAIS, Wanilde. Cuidadores de pacientes idosos: participação e humanização. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 137–137, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7113. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As famílias e ou cuidadores são participantes do processo de cuidado da saúde dos idosos hospitalizados. A equipe de assistentes sociais em unidade de internação realiza no cotidiano de sua ação profissional o acolhimento social no momento da internação dos pacientes idosos oferecendo aos seus cuidadores ações socioassistenciais, socioeducativas e socioterapeuticas incentivando a participação no tratamento dos idosos. Este atendimento possibilita conhecer as formas de organização familiar e humaniza o atendimento à população idosa. Objetivo: Instituir como parte do projeto PEAC Programa de Excelência no Atendimento aos Usuários  Idosos Internados a identificação do cuidador. Desde 2012 acompanha-se os indicadores: de território de procedência dos pacientes, do número de atendimentos individuais, de pacientes e famílias cuidadoras e de famílias cuidadoras. Quanto ao Gênero: (1292) masculino e (930) feminino. Quanto a território a maioria dos pacientes idosos eram procedentes de municípios da região de Campinas e do Estado de São Paulo. Foram atendidos: (2521) pacientes idosos: (488) atendimentos individuais; (606) atendimentos pacientes e famílias e (1427) famílias cuidadoras. As especialidades mais prevalentes foram Medicina Interna, Cardiologia, Trauma e Gastrenterologia. Foram observados pelos profissionais maior segurança da família cuidadora pela sua inserção no processo de internação, melhoria na relação equipe de saúde x paciente x família; um canal de discussão para que medidas interventivas de gestores de saúde venham ser mais ativa junto a população no sentido de promoção da saúde a fim de minimizar a incidência de doenças crônicas a população.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marli Elisa Nascimento Fernandes, Adriana Renata Ferrari Gasparoni, Claudia Gonzaga Pereira Cilla, Fabiana Maria Campo D. E. Franco de Cast, Julinha Maria Costa de Oliveira, Margareth Rovariz, Marilda Alice de Oliveira, Wanilde Barbosa de Morais

Downloads

Não há dados estatísticos.