Banner Portal
Contribuição de ferramentas tecnológicas para a segurança do paciente
PDF

Palavras-chave

Segurança do paciente. Rastreabilidade de medicamentos. Erros de dispensação. Software

Como Citar

PARO DE CARVALHO, Roberta; ANTONIOLI DE BARROS, Aline; CRUZ, Aline; RIBEIRO DA SILVA, Ana Elisa; OLIVEIRA DA SILVA, Nice Maria; ANDREATO, Ricardo; CALIL, Roseli. Contribuição de ferramentas tecnológicas para a segurança do paciente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 135–135, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7111. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

Erros relacionados a medicamentos podem ocorrer nas etapas de prescrição, dispensação e administração podendo provocar danos aos pacientes. É imprescindível que sejam criadas barreiras de identificação e prevenção destes erros. Verificar as melhorias ocorridas nos processos de trabalho após a implantação de um software com ferramenta eletrônica de rastreabilidade na dispensação de medicamentos. O processo de implantação do software ocorreu em quatro etapas. A primeira em outubro de 2013 com a revisão do processo de triagem, separação, conferência e dispensação dos medicamentos. A segunda etapa contemplou a disponibilização on-line do relatório de separação e a rastreabilidade na dispensação. E a terceira etapa, em fase de implantação, permitirá através da instalação de três novos computadores a visualização da última versão da prescrição eletrônica no momento da separação e dispensação. A quarta etapa será a aplicação de questionário para mensurar a satisfação quanto às melhorias advindas desta implantação. Foram apontadas como principais melhorias no processo de trabalho: redução do tempo de separação e conferência, rastreabilidade dos medicamentos dispensados (paciente, lote, validade, fabricante, servidor que dispensou), emissão automática do livro de psicotrópico e redução de gastos com material para impressão. O impacto esperado com a ferramenta é a redução de erros de dispensação, através das barreiras de segurança que permitem a sua identificação antes que os medicamentos sejam dispensados. A melhoria no processo de rastreabilidade na dispensação de medicamentos proporcionou maior agilidade nos processos de trabalho, contribuindo com a segurança dos pacientes.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Roberta Paro de Carvalho, Aline Antonioli de Barros, Aline Cruz, Ana Elisa Ribeiro da Silva, Nice Maria Oliveira da Silva, Ricardo Andreato, Roseli Calil

Downloads

Não há dados estatísticos.