Contra referência: Articulação do assistente social do ambulatório de psiquiatria com a rede de atenção primária na saúde

Autores

  • Angélica Gonçalves Teixeira DSSOC-CASS-HC/UNICAMP
  • Cati Jorge Patrício DSSOC-CASS-HC/UNICAMP
  • Mirian Franzoloso Santos Martins DSSOC-CASS-HC/UNICAMP
  • Renata Cruz Soares de Azevedo DSSOC-CASS-HC/UNICAMP
  • Rosana Márcia Sartori DSSOC-CASS-HC/UNICAMP
  • Sandra Regina Biella DSSOC-CASS-HC/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7110

Palavras-chave:

Contra referência. Assistente social. Saúde mental. Parceria. Resultados

Resumo

Em 2006 foi  criado o Programa de Contra Referência (PCR) do Ambulatório de Psiquiatria do HC / UNICAMP. É um processo dinâmico que abrange o paciente nos aspectos físicos, psicológicos, socioculturais e comportamentais visando sua autonomia, mobilidade e integralidade segundo os princípios do SUS. Constitui-se por uma parceria institucional entre o HC / UNICAMP e o território de cada usuário que requer decisões corresponsabilizadas e compartilhadas entre paciente, equipe de saúde e rede social. Ocorre quando o usuário tem seu quadro estabilizado, e retorna para o município de origem que se responsabilizará pela continuidade do tratamento. O objetivo desse trabalho é apresentar as contra referencias que foram realizadas durante o período de 2006 a 2013, através da metodologia quantitativa. Durante este período, observamos aumento da demanda por parte da equipe médica e de encaminhamentos realizados com resultados satisfatórios, reconhecendo a efetividade do trabalho do assistente social no PCR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

GONÇALVES TEIXEIRA, A.; PATRÍCIO, C. J.; FRANZOLOSO SANTOS MARTINS, M.; CRUZ SOARES DE AZEVEDO, R.; SARTORI, R. M.; BIELLA, S. R. Contra referência: Articulação do assistente social do ambulatório de psiquiatria com a rede de atenção primária na saúde. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 134–134, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7110. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7110. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida