Banner Portal
Campanha de conscientização para um ambiente sustentável
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade. Infraestrutura. Comportamento. Informação

Como Citar

FERREIRA, Paulo Henrique de Souza Perini; LIMA, Alexandre Arroyo de; CAMARGO, Calley; FASSINA, Cláudia Bergonzoni; PIMENTA, João Paulo Moreto; VIALTA, Rosângela Aparecida G. Campanha de conscientização para um ambiente sustentável. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 129–129, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7104. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

É recorrente, nos dias atuais, a necessidade do desenvolvimento de atitudes cotidianas mais sustentáveis, visando o aumento na qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, bem como a geração de renda por meio do reaproveitamento de resíduos. Tendo em vista esta necessidade e benefícios, a continuidade de uma ação iniciada em 2012, que estava relacionada a uma meta de equipe na avaliação de desempenho da Diretoria Administrativa, e a adequação da coleta de resíduos no CCUEC com a que é realizada na UNICAMP, criou-se o projeto para o desenvolvimento de uma consciência sustentável, abordando a coleta seletiva e bons hábitos nos colaboradores e frequentadores das estruturas e serviços do CCUEC. Para isso, realizamos pequenas alterações na infraestrutura, como a disponibilização de lixeiras adequadas nos lugares corretos, comunicação por meio de cartazes, banners, e-mails, adesivos, e uma semana de campanha para lançamento do projeto. Com as ações realizadas conseguimos: reduzir o consumo de copos plásticos em 21%, direcionando os que são consumidos para uma cooperativa de reciclagem, numa parceria realizada com o projeto RECICLE; redução de 20% no volume de lixo gerado e aumento da proporção de lixo reciclável em relação ao lixo não reciclável/orgânico; desenvolvimento de um canal de comunicação constante com a comunidade local para desenvolvimento, aprimoramento e manutenção de comportamentos socioambientalmente apropriados.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Paulo Henrique de Souza Perini Ferreira, Alexandre Arroyo de Lima, Calley Camargo, Cláudia Bergonzoni Fassina, João Paulo Moreto Pimenta, Rosângela Aparecida G. Vialta

Downloads

Não há dados estatísticos.