Banner Portal
Contos, versões e criações: possibilidades na educação infantil
PDF

Palavras-chave

Educação infantil. Contos de fadas. Processo criativo

Como Citar

RODRIGUEZ PARRA DA SIL, C. A.; PIRES DA SILVA, D.; LIMA DE GODÓI, J. Contos, versões e criações: possibilidades na educação infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 126–126, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7101. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Este projeto vem sendo realizado durante o primeiro semestre deste ano com crianças de 5 anos de idade do Centro de Convivência Infantil – CECI/ UNICAMP, visando apresentar os contos clássicos por toda sua importância cultural e emocional na estruturação da criança, mas questionar através das versões encontradas na literatura infantil os papéis destes importantes personagens, as verdades apresentadas, afim de que elas possam criticar, escolher, discordar dos diferentes pontos de vista apresentados e ao fim, sentirem-se capazes de criar suas próprias histórias ou versões. Estas histórias estão sendo apresentadas de diferentes formas, utilizando materiais diversificados, buscando englobar as múltiplas linguagens intrínsecas à infância. A partir dessas contações, as crianças são convidadas a explorar os materiais e criarem suas representações artísticas na pintura, modelagem, música, dramatização e demais possibilidades que venham a surgir. Espera-se ao fim deste projeto que estas ampliem seu repertório literário e, acima de tudo, iniciem neste processo de questionarem as “verdades únicas” que nos são apresentadas, sentindo-se capazes de criarem suas próprias estórias e sua própria história.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cecilia Alejandra Rodriguez Parra da Sil, Daniele Pires da Silva, Jéssica Lima de Godói

Downloads

Não há dados estatísticos.