Contos, versões e criações: possibilidades na educação infantil

Autores

  • Cecilia Alejandra Rodriguez Parra da Sil CECI-DGRH-Reitoria/UNICAMP
  • Daniele Pires da Silva CECI-DGRH-Reitoria/UNICAMP
  • Jéssica Lima de Godói CECI-DGRH-Reitoria/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7101

Palavras-chave:

Educação infantil. Contos de fadas. Processo criativo

Resumo

Este projeto vem sendo realizado durante o primeiro semestre deste ano com crianças de 5 anos de idade do Centro de Convivência Infantil – CECI/ UNICAMP, visando apresentar os contos clássicos por toda sua importância cultural e emocional na estruturação da criança, mas questionar através das versões encontradas na literatura infantil os papéis destes importantes personagens, as verdades apresentadas, afim de que elas possam criticar, escolher, discordar dos diferentes pontos de vista apresentados e ao fim, sentirem-se capazes de criar suas próprias histórias ou versões. Estas histórias estão sendo apresentadas de diferentes formas, utilizando materiais diversificados, buscando englobar as múltiplas linguagens intrínsecas à infância. A partir dessas contações, as crianças são convidadas a explorar os materiais e criarem suas representações artísticas na pintura, modelagem, música, dramatização e demais possibilidades que venham a surgir. Espera-se ao fim deste projeto que estas ampliem seu repertório literário e, acima de tudo, iniciem neste processo de questionarem as “verdades únicas” que nos são apresentadas, sentindo-se capazes de criarem suas próprias estórias e sua própria história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

RODRIGUEZ PARRA DA SIL, C. A.; PIRES DA SILVA, D.; LIMA DE GODÓI, J. Contos, versões e criações: possibilidades na educação infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 126–126, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7101. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7101. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)