Banner Portal
Definição dos "eplets" hla-reativos aos anticorpos detectados no soro de pacientes renais crônicos
PDF

Palavras-chave

Renais crônicos. Anticorpos Anti-HLA. Eplets. EpVix

Como Citar

LIEBER, S. R.; GONÇALEZ, A. C.; MARQUES, S. B. D.; TREVINE, S. do C. Definição dos "eplets" hla-reativos aos anticorpos detectados no soro de pacientes renais crônicos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 98–98, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7098. Acesso em: 1 dez. 2023.

Resumo

Empregando-se antígenos purificados, a tecnologia Luminex® facilitou a caracterização das especificidades dos anticorpos anti-HLA. Todavia, a definição do valor da intensidade mediana de fluorescência (MFI) considerado como limite inferior de positividade (cutoff) é difícil de ser estabelecido e deve ser individualizado para cada caso. Diferentes antígenos HLA podem compartilhar resíduos polimórficos de aminoácidos sequenciais ou descontínuos (eplets), que são reconhecidos por anticorpos específicos. Com auxílio do programa EpVix, o presente trabalho teve por objetivo analisar o padrão de reatividade do soro de 32 pacientes renais crônicos (34,4% homens), baseado nos “eplets” compartilhados entre os diferentes antígenos das microesferas reativas no Luminex®. Após definir a reatividade do soro contra painel de antígenos HLA-I/II pela tecnologia Luminex® (Single LABScreen®, OneLambda, USA), foram selecionados 16 resultados com anticorpos contra antígenos HLA-I e 16 contra antígenos HLA-II para serem re- analisados pelo programa EpVix, que recomenda a caracterização de até 4 “eplets”. Levando-se em consideração o compartilhamento de “eplets” entre os antígenos das microesferas reativas, o valor do corte de reatividade variou de

400 a 5000 MFI para os antígenos HLA-I e de 160 a 11400 MFI para os antígenos HLA-II. Em três casos a reatividade Luminex® foi considerada falso- positiva para um  ou mais antígenos; em um caso não foram identificados “eplets” compartilhados entre os antígenos reativos e em outro caso, não foi possível limitar o número de “eplets” a quatro. Apesar de algumas limitações, foi possível concluir que o programa EpVix pode auxiliar na definição do “cutoff” nos ensaios empregando a tecnologia Luminex®.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Sofia Rocha Lieber, Ana Claudia Gonçalez, Silvia Barbosa Dutra Marques, Silvia do Carmo Trevine

Downloads

Não há dados estatísticos.