Criação de jogos educativos a partir de pesquisa literária

Autores

  • Maria Helena Segnorelli Universidade Estadual de Campinas
  • João Vilhete D´Abreu Universidade Estadual de Campinas
  • Rafael Lucas Cavalheri Universidade Estadual de Campinas
  • Valéria dos Santos Gouveia Martins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7095

Palavras-chave:

Jogos educativos. Pesquisa literária. Bibliotecas–Literatura

Resumo

A Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), visando oferecer apoio aos alunos de segundo grau, elaborou um projeto no escopo do programa “Ciência e Arte nas Férias” (CAF) de 2014. O material utilizado no projeto como ferramenta de trabalho foram os livros indicados para leitura pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST). A metodologia utilizada foi o Brainstorn, propiciando discussões e conversas que serviam de base para o delineamento do produto a ser elaborado. Foi proposta a criação de jogos educativos, com o intuito de colaborar e ampliar o aprendizado cultural e acadêmico do aluno, tendo como metodologia a leitura e pesquisa literária. O projeto resultou na criação do jogo “Descobrindo a Literatura”, além do desenvolvimento lúdico-pedagógico dos alunos e auxiliou no entendimento do universo literário com a ciência, possibilitando a inteiração com o texto de modo prazeroso e estimulando a criatividade. O produto final está disponível para download das escolas interessadas, em site criado especialmente para o projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vilhete D´Abreu, Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Engenharia Elétrica (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica (2002) pela mesma Universidade. Desenvolve estudos que têm como foco a Robótica Pedagógica, ou seja, implementação de ambientes de aprendizagens que permitem a interação de pessoas com o computador e outros recursos digitais. Coordenou projetos que envolvem desenvolvimento de dispositivos robóticos para fins educacionais, dispositivos para pessoas com deficiência, tecnologias e mídias interativas na escola. É pesquisador B no Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED/UNICAMP, exercendo atualmente a coordenação deste Núcleo. 

Rafael Lucas Cavalheri, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é bolsista na área de Assessoria Cultural no Serviço de Apoio ao Estudante, através do programa Aluno Artista da Universidade Estadual de Campinas. É estagiário voluntário na Galeria de Artes da Unicamp e participa neste local de diversos projetos. É membro do Centro Acadêmico do Instituto de Artes da universidade, no cargo de Assessria Cultural e Comunicação, além de ser eleito pelos alunos do Departamento de Artes Plástica como Representante Discente, assim, participando efetivamente das ocorrencias e necessidades do instituto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em produção, organização, cenografia e figurino .

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SEGNORELLI, M. H.; D´ABREU, J. V.; CAVALHERI, R. L.; MARTINS, V. dos S. G. Criação de jogos educativos a partir de pesquisa literária. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 96–96, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7095. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7095. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>