A biblioteca universitária e o incentivo a leitura: praticas e experiencias da biblioteca da área de engenharia e arquitetura da UNICAMP

Autores

  • Danielle Thiago Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7091

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias - Incentivo à leitura. Bibliotecário. Ações pedagógicas

Resumo

Relata e discute sobre ações protagonizadas pelo Serviço de Referência da Biblioteca da área de Engenharia e Arquitetura da Unicamp (BAE) direcionadas à comunidade interna. Objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário em ações relacionadas ao incentivo a leitura e promoção do ambiente da biblioteca. A BAE desenvolveu durante o ano de 2013 ações que permitiram a aproximação de sua comunidade através de exposições, concurso literário e materiais de estudo para a Comunidade de alunos e professores de nossa Universidade. Assim reafirma que as bibliotecas universitárias e seus profissionais estão assumindo o papel de agentes em iniciativas que fortalecem o hábito de leitura, tão importante nos dias de hoje, onde os jovens já nascem numa sociedade tecnológica. Também destaca o letramento informacional como outra possibilidade de atuação do bibliotecário. Como conclusão, destaca que nós profissionais podemos influenciar no modo como a comunidade vê a biblioteca universitária, ou seja, não só como guardiã de livros mas também como laboratório de informação gerenciado por profissionais que acompanham o desenvolvimento acadêmico de seus alunos e auxiliam o corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

FERREIRA, D. T. A biblioteca universitária e o incentivo a leitura: praticas e experiencias da biblioteca da área de engenharia e arquitetura da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 92–92, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7091. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7091. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)