Similaridades entre leitura textual e leitura musical

Autores

  • José Eduardo Fornari Novo Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Lucila Guimarães Junqueira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7087

Palavras-chave:

Música. Linguagem, Audiação

Resumo

O som é o elemento comum tanto à música quanto à linguagem. Em ambas, a função do som é comunicar conceitos e incitar estados emocionais. Uma vez que estes fenômenos são complexos, com enorme diversidade de âmbitos e contextos, este artigo propõe estudar apenas alguns paralelos fundamentais entre a origem e o desenvolvimento da comunicação sonora na musica e na linguagem. Para isso, utiliza-se aqui a “audiação”; uma teoria de aprendizado musical através de uma abordagem baseada na compreensão do fenômeno sonoro, no sentido de identificar o seu significado essencial. Parte-se aqui do processo cognitivo de leitura textual, onde se faz uma análise embasada em princípios da neurociência e da psicologia cognitiva, através de estudos referentes à identificação das bases neurais de aprendizagem. Levando-se em conta o atual consenso entre neurocientistas, de que os leitores, frente a um texto, acessam duas vias de leitura simultaneamente: a lexical e a fonológica, este artigo infere a possibilidade de utilização desta mesma estratégia na leitura musical. Argui-se assim que a identificação notacional dos elementos (notas musicais) pelo leitor de uma partitura pode também seguir o mesmo processo de aprendizado. Para tanto usamos a audiação no sentido de identificar o seu significado primordial. Esta é uma informação que transcende o fenômeno psicoacústico e nos permite estabelecer suas diferenças sonoras cognitivas, tanto qualitativas quanto contextuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eduardo Fornari Novo Junior, Universidade Estadual de Campinas

Full-time Researcher at the Interdisciplinary Nucleus for Sound Communication - NICS, at the University of Campinas - UNICAMP. (since September of 2008). * PosDoc (2008) Music Cognition Group, Finnish Centre of Excelence, Braintuning project, University of Jyväskylä, Finland. * PosDoc (2007) NICS / Unicamp, sponsored by Fapesp (www.fapesp.br), process: 04/00499-6. * Ph.D. EE (2003) Title: ''Síntese Evolutiva de Segmentos Sonoros'', FEEC / Unicamp. * Visiting Scholar Researcher (1996) sponsored by CNPq (www.cnpq.br), at the Center for Computer Research in Music and Acoustics - CCRMA, at Stanford University. * Master degree EE (1994), Title: ''Transformações Sonoras Através de Operações Timbrais'', FEEC / Unicamp.

Maria Lucila Guimarães Junqueira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharel em Instrumento PIANO - Faculdades Santa Marcelina (1999). Atualmente é professor de piano - Conservatório Carlos Gomes, professor de piano erudito da Escola de Artes Pró Música e professor de piano erudito - Conservatório Carlos Gomes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em PEDAGOGIA PIANÍSTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: pianista, professor de piano, palestrante, musicalização e professor. Trabalha desde 2012 com o ensino de piano e musicografia Braille com deficientes visuais.Ė mestranda da UNiCAMP em Música desde 2013.Concluiu em 2014 o Curso Lato Senso em Pós Graduação em Educação Musical pelas Faculdades Cantareira.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

NOVO JUNIOR, J. E. F.; JUNQUEIRA, M. L. G. Similaridades entre leitura textual e leitura musical. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 88–88, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7087. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7087. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão