Acessibilidade à bibliografia indicada para o vestibular da Unicamp: a experiência do laboratório de acessibilidade no XII Programa Ciência & Arte nas Férias 2014

Autores

  • Deise Tallarico Pupo UNICAMP
  • Fernanda Landin Landin UNICAMP
  • Magali Ap. de Oliveira Arnais UNICAMP
  • Vilson Zattera UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7077

Palavras-chave:

Acessibilidade - Leitura. Deficiência visual - Recursos tecnológicos. Vestibular acessível. Leitura acessível - Deficientes visuais

Resumo

O Laboratório de Acessibilidade (LAB) da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) da Unicamp tem por objetivo principal promover iniciativas que permitam aos usuários com deficiência o acesso à informação bem como a participação ativa na vida acadêmica da Universidade. A autonomia e independência destes usuários são favorecidas pelo uso de recursos tecnológicos disponíveis no LAB para pesquisas, localização e obtenção de documentos. As atividades relacionadas à inclusão educacional e respeito à diversidade humana foram inspiradores à participação no XII Programa Ciência & Arte nas Férias (XIICAF), cujo público-alvo envolve alunos do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região. O tema “Acessibilidade à Bibliografia Indicada ao Vestibular da Unicamp” objetivou tornar acessíveis, aos candidatos com deficiência visual, o conteúdo bibliográfico proposto. As quatro alunas escolheram dentre os livros indicados pela Unicamp, quatro textos a serem transcritos: para áudio, MP3, braille e gravação (ledor). Para tanto, aprenderam as técnicas de transcrição, assistiram a vídeos sobre as deficiências e discutiram as questões como bullying, preconceito e discriminação, trazendo exemplos de seus ambientes escolares. O retorno foi positivo, dado o interesse demonstrado e como produto final foram gerados quatro exemplares contendo textos em braille, áudio, voz e MP3 e banners que foram divulgados no encerramento festivo e posteriormente entregues às escolas de origem. Acredita-se que assim, o LAB atue em consonância às ações afirmativas da Unicamp, levando extramuros da universidade as iniciativas de funcionários por uma sociedade mais justa, equitativa e desprovida de preconceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Tallarico Pupo, UNICAMP

Biblioteca Central Cesar Lattes

Fernanda Landin Landin, UNICAMP

Biblioteca Central Cesar Lattes

Magali Ap. de Oliveira Arnais, UNICAMP

Biblioteca Central Cesar Lattes

Vilson Zattera, UNICAMP

Biblioteca Central Cesar Lattes

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

PUPO, D. T.; LANDIN, F. L.; ARNAIS, M. A. de O.; ZATTERA, V. Acessibilidade à bibliografia indicada para o vestibular da Unicamp: a experiência do laboratório de acessibilidade no XII Programa Ciência & Arte nas Férias 2014. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 202–202, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7077. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7077. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida