A pessoa com cegueira adquirida e o braille

Autores

  • Fátima Aparecida Gonçalves Mendes Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Inês Bacellar Monteiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7075

Palavras-chave:

Deficiência visual. Cegueira adquirida. Braille

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o estudo “The Importance of Braille Reading and Writing in the Blind Person’s Constitution” apresentado na 8ª Conferência Européia de Educação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência Visual – ICEVI, na cidade de Istambul – Turquia, no ano de 2013. O ICEVI é um congresso importante na área da deficiência visual e minha participação no evento teve como um dos apoiadores o Grupo Gestor de Benefícios Sociais - GGBS. O estudo é parte de minha dissertação de mestrado em andamento e teve por objetivo discutir peculiaridades na constituição de sujeitos com cegueira adquirida relacionadas ao processo de ensino da leitura e escrita braille. Os dados analisados foram de observações de oficinas de leitura e escrita, consulta ao histórico de vida e entrevistas com onze cegos, de idade entre 16 e 67 anos, 06 do sexo masculino e 05 do sexo feminino (sendo 1 com cegueira congênita e os demais com cegueira adquirida), que participam do Programa de Reabilitação do CEPRE/FCM. Os resultados sugerem que a pessoa com cegueira adquirida, que aprendeu a leitura e escrita à tinta e que teve contato com o mundo por meio da visão, precisa se adaptar a um novo recurso para ler e escrever, o que não é um processo fácil, principalmente porque esta adaptação exige a aceitação da nova condição. Conclui-se que há necessidade de maior atenção a esta especificidade que acompanha a constituição de sujeitos com cegueira adquirida.

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

MENDES, F. A. G.; MONTEIRO, M. I. B. A pessoa com cegueira adquirida e o braille. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 201–201, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7075. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7075. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

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