Música armorial: sonoridade e gestalt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7074

Palavras-chave:

Movimento armorial. Gestalt. Música brasileira

Resumo

Música Armorial é a vertente musical do Movimento Armorial, termo cunhado por Ariano Suassuna, que se refere ao fenômeno de origens e dimensões multiculturais, surgido na região Nordeste do Brasil e que promoveu a criação de um gênero musical singular. A busca por uma sonoridade nacional e erudita através da utilização de instrumentos populares com as principais influências contidas na colonização da região nordeste do nosso país, englobando particularmente as culturas: Ibérica, Africana e Indígena. Este gênero apresenta uma sonoridade única que pode ser identificada tanto pelo ouvinte leigo quanto analisada e catalogada pelo ouvinte perito. Antonio José Madureira, importante nome da Música Armorial, foi colaborador direto de Suassuna e também o fundador do Quinteto Armorial, na década de 1970, cujo principal intuito foi estabelecer este gênero, utilizando como base a instrumentação típica da região nordeste do Brasil. Neste trabalho apresentamos uma análise musical, apoiada em princípios gestálticos, da peça “Repente” do álbum (LP) “Do Romance ao Galope Nordestino” de 1974, onde são identificados os modos utilizados na peça, bem como seus motivos rítmicos e melódicos que serviram de referência nesta composição de Madureira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eduardo Fornari Novo Junior, Universidade Estadual de Campinas

Full-time Researcher at the Interdisciplinary Nucleus for Sound Communication - NICS, at the University of Campinas - UNICAMP. (since September of 2008). * PosDoc (2008) Music Cognition Group, Finnish Centre of Excelence, Braintuning project, University of Jyväskylä, Finland. * PosDoc (2007) NICS / Unicamp, sponsored by Fapesp (www.fapesp.br), process: 04/00499-6. * Ph.D. EE (2003) Title: ''Síntese Evolutiva de Segmentos Sonoros'', FEEC / Unicamp. * Visiting Scholar Researcher (1996) sponsored by CNPq (www.cnpq.br), at the Center for Computer Research in Music and Acoustics - CCRMA, at Stanford University. * Master degree EE (1994), Title: ''Transformações Sonoras Através de Operações Timbrais'', FEEC / Unicamp. * Bachelor degree (1994) in Popular Music - Piano. Institute of Arts - IA / Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

NOVO JUNIOR, J. E. F.; MAIOR, G. S. Música armorial: sonoridade e gestalt. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 78–78, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7074. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7074. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão