Logística aplicada na valorização da elaboração de base cartográfica

Autores

  • Wagner Pizani Guidi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7073

Palavras-chave:

Base cartográfica. Padrão cartográfico. Planejamento lo- gístico

Resumo

A aplicação de tecnologia na logística melhora o desempenho e diminui o custo. Partimos do princípio que os produtos oferecidos no mercado atendem satisfatoriamente às exigências da logística, mas surge o questionamento da busca da qualidade, da precisão e da exatidão. Nesta pesquisa, dados obtidos da base cartográfica do campus de Barão Geraldo/Campinas da Universidade Estadual de Campinas, elaborada pela empresa FotoTerra, comparados aos levantamentos em campo através de sistema de posicionamento global, determinou a precisão e a exatidão necessária, para obterem respostas confiáveis, utilizando como parâmetro Classe A do Padrão de Exatidão Cartográfico (PEC), que exige uma precisão de 0,5 m na planimetria/altimetria numa carta escala 1:1.000. Com essa referência é definido um parâmetro para que se possa avaliar os dados fornecidos e assim o desempenho dos equipamentos utilizados no mercado. Hoje o problema é quando a base está com baixa precisão, oriunda, por exemplo, de mapas rodoviários desatualizados que foram simplesmente digitalizados sem nenhum critério, sendo esta digitalização vendida como produto para o planejamento logístico sem sua devida valorização. Mesmo com uma base cartográfica que atenda as especificações das leis, um planejamento logístico de atualização das informações deve ser implantado tanto para receber e incorporar dados nesta base, bem como para a sua rápida disponibilização para o público alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Pizani Guidi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharelado em Química Modalidade Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente atua como Químico da Universidade Estadual de Campinas na Gerência do Ensino.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

GUIDI, W. P. Logística aplicada na valorização da elaboração de base cartográfica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 77–77, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7073. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7073. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão