Banner Portal
Ligação química: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública
PDF

Palavras-chave

Universidade. Escola pública. Extensão. Química

Como Citar

SOUZA, Rita de Cassia Zacardi. Ligação química: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 76–76, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7072. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

O projeto Ligação Química surgiu do programa "Química em Ação" (QA), criado em 2009, e integra o Programa Novos Talentos da CAPES desde 2011, contando com cinco subprogramas: QA na Universidade para Estudantes (QAE), QA na Universidade para Professores (QAP), QA na Escola, SIMPEQ (Simpósio de Profissionais do Ensino de Química) e SIMPEQuinho. São contempladas ações de divulgação da Química com atividades teóricas e experimentais para estudantes e professores da educação básica de Campinas e região, buscando introduzir a Química inserida no contexto da sociedade, com encanto e sem estigmas, com foco na interação escola-universidade. Também se pretende destacar a Química como opção de carreira profissional, oferecer subsídios de formação continuada para professores em exercício e promover a participação de graduandos e pós-graduandos nas atividades programadas como forma de aprimoramento de sua formação acadêmica. Os eventos de 2013 e 2014 foram avaliados em questionários respondidos pelos participantes (cerca de 150 professores e 150 estudantes). Para 99% deles, suas expectativas foram atendidas ou superadas e 98 % que voltariam ao evento. Entre os estudantes, os trabalhos práticos nos laboratórios foram muito valorizados, despertando a curiosidade para aprender Química na escola e facilitando o entendimento de alguns conceitos químicos. Dentre os professores participantes, 91% apontaram que os eventos contribuíram para seu aprimoramento profissional.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rita de Cassia Zacardi Souza

Downloads

Não há dados estatísticos.