Ligação química: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública

Autores

  • Rita de Cassia Zacardi Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7072

Palavras-chave:

Universidade. Escola pública. Extensão. Química

Resumo

O projeto Ligação Química surgiu do programa "Química em Ação" (QA), criado em 2009, e integra o Programa Novos Talentos da CAPES desde 2011, contando com cinco subprogramas: QA na Universidade para Estudantes (QAE), QA na Universidade para Professores (QAP), QA na Escola, SIMPEQ (Simpósio de Profissionais do Ensino de Química) e SIMPEQuinho. São contempladas ações de divulgação da Química com atividades teóricas e experimentais para estudantes e professores da educação básica de Campinas e região, buscando introduzir a Química inserida no contexto da sociedade, com encanto e sem estigmas, com foco na interação escola-universidade. Também se pretende destacar a Química como opção de carreira profissional, oferecer subsídios de formação continuada para professores em exercício e promover a participação de graduandos e pós-graduandos nas atividades programadas como forma de aprimoramento de sua formação acadêmica. Os eventos de 2013 e 2014 foram avaliados em questionários respondidos pelos participantes (cerca de 150 professores e 150 estudantes). Para 99% deles, suas expectativas foram atendidas ou superadas e 98 % que voltariam ao evento. Entre os estudantes, os trabalhos práticos nos laboratórios foram muito valorizados, despertando a curiosidade para aprender Química na escola e facilitando o entendimento de alguns conceitos químicos. Dentre os professores participantes, 91% apontaram que os eventos contribuíram para seu aprimoramento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Zacardi Souza, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharelado em Química Modalidade Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente atua como Químico da Universidade Estadual de Campinas na Gerência do Ensino.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SOUZA, R. de C. Z. Ligação química: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 76–76, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7072. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7072. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão