Interdisciplinaridade no ensino de fisiologia do sistema excretor para alunos de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7071

Palavras-chave:

Biologia. Ensino. Interdisciplinaridade

Resumo

O ensino de Fisiologia Comparada do Sistema Excretor é uma tarefa desafiante e demanda o envolvimento dos alunos de Ciências Biológicas para a compreensão dos conhecimentos. Há alguns anos, além da apresentação do conteúdo informacional no formato de aulas teóricas e aulas práticas os alunos são convidados a elaborar casos ou trazerem situações do cotidiano aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. Estes casos devem apresentar situações vividas por diferentes organismos, bem como a apresentação da solução destes casos. Como exemplo podemos citar acidentes ambientais e os motivos da sobrevida ou não dos diferentes animais que vivem naquele meio. Este material é apresentado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da UNICAMP das disciplinas BF381, BF582 e BF481, sendo corrigido pelos próprios alunos, juntamente com a docente. Esta atividade auxilia na formação didática dos alunos, tendo em vista que grande parte dos alunos terá a formação em Licenciatura. Ao final da disciplina os alunos de  graduação podem utilizar este material em sua futura profissão. Os alunos se envolvem bastante e colaboram desde criação de casos fictícios como análise detalhada do estado de hidratação dos diferentes personagens do clássico Grande Sertão Veredas. Esta atividade tem beneficiado diretamente 90 alunos do curso de Ciências Biológicas por ano desde 2000.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Canova, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteto com mestrado pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2005) e graduado pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1998). Atua na área de construção industrializada em concreto há 8 anos, com ênfase em Inovação - Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e processos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

CANOVA, F. Interdisciplinaridade no ensino de fisiologia do sistema excretor para alunos de biologia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 75–75, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7071. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7071. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.