Banner Portal
Interdisciplinaridade no ensino de fisiologia do sistema excretor para alunos de biologia
PDF

Palavras-chave

Biologia. Ensino. Interdisciplinaridade

Como Citar

CANOVA, F. Interdisciplinaridade no ensino de fisiologia do sistema excretor para alunos de biologia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 75–75, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7071. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

O ensino de Fisiologia Comparada do Sistema Excretor é uma tarefa desafiante e demanda o envolvimento dos alunos de Ciências Biológicas para a compreensão dos conhecimentos. Há alguns anos, além da apresentação do conteúdo informacional no formato de aulas teóricas e aulas práticas os alunos são convidados a elaborar casos ou trazerem situações do cotidiano aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. Estes casos devem apresentar situações vividas por diferentes organismos, bem como a apresentação da solução destes casos. Como exemplo podemos citar acidentes ambientais e os motivos da sobrevida ou não dos diferentes animais que vivem naquele meio. Este material é apresentado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da UNICAMP das disciplinas BF381, BF582 e BF481, sendo corrigido pelos próprios alunos, juntamente com a docente. Esta atividade auxilia na formação didática dos alunos, tendo em vista que grande parte dos alunos terá a formação em Licenciatura. Ao final da disciplina os alunos de  graduação podem utilizar este material em sua futura profissão. Os alunos se envolvem bastante e colaboram desde criação de casos fictícios como análise detalhada do estado de hidratação dos diferentes personagens do clássico Grande Sertão Veredas. Esta atividade tem beneficiado diretamente 90 alunos do curso de Ciências Biológicas por ano desde 2000.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fernando Canova

Downloads

Não há dados estatísticos.