Banner Portal
Inclusão na educação infantil: práticas e desafios da profissão
PDF

Palavras-chave

Educação infantil. Inclusão. Suporte pedagógico

Como Citar

CRUZ, S. M. de O. Inclusão na educação infantil: práticas e desafios da profissão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 74–74, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7069. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

O presente trabalho “Inclusão na educação infantil: práticas e desafios da profissão” têm como objetivo abordar o tema da inclusão educacional a partir de um Estudo de Caso. Em relação à metodologia, a pesquisa foi qualitativa e empírica, empregando a entrevista como instrumento de coleta de dados, baseada no relato de experiência de uma professora de Educação Infantil, que atua em uma instituição denominada “Creche Área de Saúde” (DEdIC - UNICAMP) e que teve, em uma de suas turmas de crianças, uma bebê que tinha, entre suas características, a Síndrome de Down. O relato permitiu uma discussão a cerca da quebra de paradigmas a fim de promover o reconhecimento não só das diferenças, mas do direito que todos têm à educação, considerando que a inclusão escolar possa fazer parte da elaboração pedagógica da creche. O trabalho abordou também as dificuldades e os desafios que essa professora encontrou para trabalhar com a inclusão na creche, as estratégias pedagógicas utilizadas e ainda as limitações encontradas de maneira geral dentro da instituição, desde a realização da matrícula ao efetivo respaldo no processo de inclusão.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Sandra Mara de Oliveira Cruz

Downloads

Não há dados estatísticos.