Implantação de rede de referência cadastral em apoio as atividades didáticas no Campus da UNICAMP/FEC-DGT

Autores

  • Millena Bertolini Galzerano Universidade Estadual de Campinas
  • Anderson Silvestre de Luz Universidade Estadual de Campinas
  • Diógenes Cortijo Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Jorge Luiz Alves Trabanco Universidade Estadual de Campinas
  • Plínio Marcos Piccin Benedito Universidade Estadual de Campinas
  • Wagner Pizani Guidi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7067

Palavras-chave:

GNSS. Rede de referência cadastral. Topografia e geodésia

Resumo

Visando apoiar as aulas práticas nas disciplinas de Topografia e Geodésia, e Geomática, bem como fornecer ferramentas mais precisas aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Civil, Geologia e Engenharia Agrícola, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP implantou-se uma rede de referência cadastral, materializadas por sete marcos de concreto cilíndricos com dimensões 0,10x 0,20m em locais estratégicos. Em seguida obedecendo aos procedimentos prescritos na norma ABNT NBR 14.166/98, que estabelece suporte aos levantamentos geodésicos utilizando satélites artificiais, foram utilizados receptores GPS Hiper Lite+, marca Topcon de duas freqüências para levantamento dos pontos. Foi utilizada a estação SAT SPCA pertencente à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo – RBMC como estação de referência para os levantamentos, cálculos e ajustamentos das observações. Cada marco foi ocupado por no mínimo 40 (quarenta) minutos de maneira a formarem cadeias de triangulação. Para o cálculo e ajustamento da rede foi utilizado o software Topcon Tools. Em complementação a rede de referência cadastral implantada foi realizado um levantamento gravimétrico utilizando um gravímetro CG5 e o software GRAVSUR para redução e ajustamento dos dados. Assim sendo, a rede de Referência Cadastral implantada já tem evidenciado a sua importância, pois tem servido de referências a todos os trabalhos de topografia e geodésia que são realizados durante as atividades práticas em diversas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Millena Bertolini Galzerano, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Tecnologia da Construção Civil na modalidade Edifícios, pela Universidade Estadual de Campinas (2012), Técnico em Edificações, pelo Colégio Técnico de Limeira (COTIL) da Universidade Estadual de Campinas (2008), e também graduando em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente trabalha no Laboratório de Topografia e Geodésia, no Departamento de Geotecnia e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Campinas (FEC/UNICAMP). Áreas de atuação: Transportes, Topografia e Geodésia

Anderson Silvestre de Luz, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

Diógenes Cortijo Costa, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

Jorge Luiz Alves Trabanco, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

Plínio Marcos Piccin Benedito, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

Wagner Pizani Guidi, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

GALZERANO, M. B.; LUZ, A. S. de; COSTA, D. C.; TRABANCO, J. L. A.; BENEDITO, P. M. P.; GUIDI, W. P. Implantação de rede de referência cadastral em apoio as atividades didáticas no Campus da UNICAMP/FEC-DGT. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 72–72, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7067. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7067. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)