Banner Portal
Experiência didática multidisciplinar: interação técnicos, docentes e alunos
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade. Ensino. Interação

Como Citar

CANOVA, F.; KASSISSE, D. M. G.; SILVA, P. C. Experiência didática multidisciplinar: interação técnicos, docentes e alunos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 70–70, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7065. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Na UNICAMP existe um grande número de técnicos de laboratórios, docentes e alunos nas mais variadas áreas do conhecimento em diversas linhas de pesquisas existentes. No entanto, ainda não existe um projeto voltado ao ensino que integre esses profissionais. Desse modo surgiu a ideia de organizar um curso no período de férias acadêmicas. Sendo idealizado no Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia da UNICAMP é voltado para funcionários e alunos de graduação interessados em se atualizar em temas da área da Fisiologia. Nossa proposta é o oferecimento de aulas teóricas e práticas, ministradas pelos alunos do Depto, abordando os principais temas de Fisiologia, tais como renal, endócrino, neuro, cardio, entre outros, envolvendo as diferentes linhas de pesquisa existentes. As aulas teóricas abordarão conceitos básicos sobre o funcionamento dos sistemas, envolvendo anatomia, histologia e fisiologia de órgãos. Nas aulas práticas, os participantes terão a oportunidade de acompanhar a realização de metodologias e protocolos experimentais que são empregados nas científicas. O projeto piloto apresentado apenas para os funcionários do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, teve grande aceitação, os dois docentes envolvidos aprovavam, pois tinham certeza que os técnicos de laboratório estavam atualizados, os oito alunos envolvidos aprovaram, pois é uma forma de se aperfeiçoar na pratica da docência e os cinco funcionários envolvidos aprovavam pois além de se atualizar entravam em contato com linhas de pesquisa que desconheciam. O próximo passo desse projeto é a implantação em outros institutos e de outras áreas do conhecimento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fernando Canova, Dora Maria Grassi Kassisse, Priscila Cristina Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.