Experiência didática multidisciplinar: interação técnicos, docentes e alunos

Autores

  • Fernando Canova Universidade Estadual de Campinas
  • Dora Maria Grassi Kassisse Universidade Estadual de Campinas
  • Priscila Cristina Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7065

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino. Interação

Resumo

Na UNICAMP existe um grande número de técnicos de laboratórios, docentes e alunos nas mais variadas áreas do conhecimento em diversas linhas de pesquisas existentes. No entanto, ainda não existe um projeto voltado ao ensino que integre esses profissionais. Desse modo surgiu a ideia de organizar um curso no período de férias acadêmicas. Sendo idealizado no Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia da UNICAMP é voltado para funcionários e alunos de graduação interessados em se atualizar em temas da área da Fisiologia. Nossa proposta é o oferecimento de aulas teóricas e práticas, ministradas pelos alunos do Depto, abordando os principais temas de Fisiologia, tais como renal, endócrino, neuro, cardio, entre outros, envolvendo as diferentes linhas de pesquisa existentes. As aulas teóricas abordarão conceitos básicos sobre o funcionamento dos sistemas, envolvendo anatomia, histologia e fisiologia de órgãos. Nas aulas práticas, os participantes terão a oportunidade de acompanhar a realização de metodologias e protocolos experimentais que são empregados nas científicas. O projeto piloto apresentado apenas para os funcionários do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, teve grande aceitação, os dois docentes envolvidos aprovavam, pois tinham certeza que os técnicos de laboratório estavam atualizados, os oito alunos envolvidos aprovaram, pois é uma forma de se aperfeiçoar na pratica da docência e os cinco funcionários envolvidos aprovavam pois além de se atualizar entravam em contato com linhas de pesquisa que desconheciam. O próximo passo desse projeto é a implantação em outros institutos e de outras áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Canova, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteto com mestrado pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2005) e graduado pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1998). Atua na área de construção industrializada em concreto há 8 anos, com ênfase em Inovação - Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e processos.

Dora Maria Grassi Kassisse, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou pós-doutoramento no Brasil-Unicamp (Fapesp) e no exterior Lyon, Université Claude Bernard (Fapesp) área de metabolismo. Atualmente é Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Ministra disciplina de Fisiologia do Sistema Renal. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: reatividade vascular, adipócitos isolados e estresse.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

CANOVA, F.; KASSISSE, D. M. G.; SILVA, P. C. Experiência didática multidisciplinar: interação técnicos, docentes e alunos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 70–70, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7065. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7065. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)