Espaço cisguanabara de cultura digital

Autores

  • Odair Marques Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7063

Palavras-chave:

CIS-Guanabara. Cultura digital. Extensão

Resumo

O CISGuanabara descreve a sua missão em promover e incentivar ações de extensão e interação transformadora entre a UNICAMP e a comunidade, através da arte, da cultura e do conhecimento, valorizando a Estação Guanabara como patrimônio da cidade e contribuindo para uma sociedade mais justa, pacífica e igualitária. A sua visão em ser referência em ações de extensão cultural e socioeducativa, na produção, preservação, difusão e integração do conhecimento acadêmico com as práticas culturais, sociais e populares. As atividades fundam a metodologia nas propostas de Paulo Freire, inserindo os conteúdos numa relação dialógica e articulando coletivamente as atividades, expectativas e resultantes, em processo de avaliação contínua. As resultantes apresentam a instalação de um espaço contendo 10 microcomputadores e uma lousa digital. Na parceria do projeto “Jovem Hacker” oferece-se oficinas de iniciação à produção de softwares livres e vídeo digital, apoiados em editais PEC. Destacam-se as Semanas da cultura digital (2013 e 2014), o Mapa da Cultura de Campinas, as transmissões em streaming e o apoio ao projeto #Prontofalei. Nas parcerias elencam: NIED, GGTE/UNICAMP, estudantes do Instituto de Computação e depto midialogia (Instituto de Artes), CDI e Jovem.com/PMC. Como considerações finais reafirma-se que o projeto se insere no contexto da política de extensão universitária da PREAC/UNICAMP. O objetivo básico consiste em oferecer espaços de articulações com os protagonistas da Cultura Digital, de tal forma que se permitam as relações entre estudantes e docentes nessas tecnologias e que compartilharem em trocas dialogais da produção acadêmica, entre si e entre a comunidade.

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

SILVA, O. M. Espaço cisguanabara de cultura digital. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 68–68, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7063. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7063. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão