Banner Portal
Elaboração de apostila de aulas práticas para a área de fisiologia humana
PDF

Palavras-chave

Ensino. Aula prática. Protocolos experimentais. Fisiologia humana

Como Citar

CANOVA, Fernando; KASSISSE, Dora Maria Grassi; SILVA, Priscila Cristina. Elaboração de apostila de aulas práticas para a área de fisiologia humana. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 65–65, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7060. Acesso em: 13 jun. 2024.

Resumo

Uma das funções de diversos técnicos de laboratório é a de apoio na realização das aulas práticas em diversos cursos de graduação das áreas da saúde e biológicas. No entanto, até o momento, o Instituto de Biologia, mais precisamente a área de Fisiologia da UNICAMP não dispõe de um manual de preparação de aulas práticas, apenas é cedido ao técnico responsável o protocolo de experimentos que varia de professor para professor. A preparação da aula é o grande trunfo para que os alunos de graduação possam aproveitá- la ao máximo, mantendo uma relação eficaz com os conteúdos para poder apreender aquilo que o professor propôs como objetivos de ensino. Por isso, evidentemente, não se pode aceitar que a preparação desta aula seja um momento de improviso. Para melhor aproveitamento e eficiência dos experimentos, e até mesmo prevenir acidentes de trabalho durante a realização destas aulas, foi sugerido à criação de uma apostila contendo todos os protocolos para a realização destas aulas relacionadas com a fisiologia humana, além de um breve texto sobre a segurança do trabalho que tinha como objetivo principal alertar aos técnicos sobre os riscos para a saúde de determinadas soluções. Com a elaboração deste material, busca-se a padronização das técnicas laboratoriais relacionadas com aulas praticas, além da preocupação com a integridade dos envolvidos. Buscamos ainda, com o apoio institucional, a elaboração de material semelhante para os demais setores da Universidade Estadual de Campinas. Além disso, esse material poderá se tornar referencia para outras instituições de ensino.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fernando Canova, Dora Maria Grassi Kassisse, Priscila Cristina Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.