Elaboração de apostila de aulas práticas para a área de fisiologia humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7060

Palavras-chave:

Ensino. Aula prática. Protocolos experimentais. Fisiologia humana

Resumo

Uma das funções de diversos técnicos de laboratório é a de apoio na realização das aulas práticas em diversos cursos de graduação das áreas da saúde e biológicas. No entanto, até o momento, o Instituto de Biologia, mais precisamente a área de Fisiologia da UNICAMP não dispõe de um manual de preparação de aulas práticas, apenas é cedido ao técnico responsável o protocolo de experimentos que varia de professor para professor. A preparação da aula é o grande trunfo para que os alunos de graduação possam aproveitá- la ao máximo, mantendo uma relação eficaz com os conteúdos para poder apreender aquilo que o professor propôs como objetivos de ensino. Por isso, evidentemente, não se pode aceitar que a preparação desta aula seja um momento de improviso. Para melhor aproveitamento e eficiência dos experimentos, e até mesmo prevenir acidentes de trabalho durante a realização destas aulas, foi sugerido à criação de uma apostila contendo todos os protocolos para a realização destas aulas relacionadas com a fisiologia humana, além de um breve texto sobre a segurança do trabalho que tinha como objetivo principal alertar aos técnicos sobre os riscos para a saúde de determinadas soluções. Com a elaboração deste material, busca-se a padronização das técnicas laboratoriais relacionadas com aulas praticas, além da preocupação com a integridade dos envolvidos. Buscamos ainda, com o apoio institucional, a elaboração de material semelhante para os demais setores da Universidade Estadual de Campinas. Além disso, esse material poderá se tornar referencia para outras instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Canova, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteto com mestrado pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2005) e graduado pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1998). Atua na área de construção industrializada em concreto há 8 anos, com ênfase em Inovação - Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e processos.

Dora Maria Grassi Kassisse, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou pós-doutoramento no Brasil-Unicamp (Fapesp) e no exterior Lyon, Université Claude Bernard (Fapesp) área de metabolismo. Atualmente é Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Ministra disciplina de Fisiologia do Sistema Renal. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: reatividade vascular, adipócitos isolados e estresse. O estudo de estresse em humanos está relacionado aos efeitos de terapias complementares e alternativas em jovens e adultos. Os indicadores utilizados são concentrações de cortisol e variabilidade de frequência cardíaca. De 2001 a 2013 atuou na administração de cursos de graduação, tanto no âmbito da Unidade (IB) como da Universidade

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

CANOVA, F.; KASSISSE, D. M. G.; SILVA, P. C. Elaboração de apostila de aulas práticas para a área de fisiologia humana. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 65–65, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7060. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7060. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)