Do impresso ao opac (online public access catalogo: considerações sobre a gênese e evolução do catálogo nas bibliotecas

Autores

  • Mariana Pedroso Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Fernando Bittencourt Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Rubia Bareschi Teixeira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7058

Palavras-chave:

Catálogo. Catálogo impresso. Catálogo eletrônico (OPAC). Tecnologia da informação e comunicação. Bibliotecário

Resumo

O catálogo é o meio mais antigo e eficaz de recuperação e acesso à informação, tendo sofrido mudanças, no que tange ao avanço tecnológico. Partindo-se dessa premissa, o presente trabalho apresenta como  objetivo geral, analisar a origem e evolução do catálogo impresso e eletrônico. Constituem-se objetivos específicos: evidenciar os conceitos, características e tipologias dos catálogos; identificar os desafios do profissional bibliotecário face à mudança do catálogo impresso para o catálogo eletrônico e por último, apresentar os grupos de pesquisa relacionados ao nosso objeto de estudo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada em fontes impressas e eletrônicas. Conclui-se que os catálogos apresentaram mudanças significativas, principalmente no que se refere ao armazenamento e recuperação da informação e que é preciso que o bibliotecário fique na vanguarda no que concerne a essa mudança de paradigma, do suporte impresso para o eletrônico. No levantamento dos grupos de pesquisa relacionados à temática desse trabalho, realizado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), foi constatado que os mesmos trabalham no desenvolvimento de pesquisas na área de Representação Descritiva e Temática, principalmente no que concerne à organização, armazenamento e recuperação da informação, nas quais, apoiados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), facilitam a vida dos usuários e dos profissionais da informação, na busca de um documento, seja este último em um catálogo impresso ou eletrônico, bem como em outros produtos e serviços de informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pedroso Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2010) e Especialização em Informação em Ambientes Digitais (2014) pela Universidade Federal de São Carlos. Trabalha na Universidade Estadual de Campinas, junto à Coordenação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU como coordenadora do Grupo Gestor SophiA. Administra a qualidade do software corporativo; identificando, estudando e propondo novas implementações que contemplem as necessidades pontuais e específicas dos acervos, produtos e serviços. Elabora e gerencia o Relatório Gerencial e Estatístico do Sistema e fornece informações relacionadas ao SBU para composição do Anuário da Unicamp, assim como demais documentos de avaliação institucional, interna ou externa.

Fernando Bittencourt Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciência da Informação com habilitação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Especialização em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo; Mestrado em Ciência da Informação - Área de Concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento - pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Marília-SP - na Linha de Pesquisa: Organização da Informação. Áreas de interesse: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Comportamento informacional, Recuperação da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Documentação da pesquisa científica, Recursos e serviços de informação, Disseminação da informação, Meio ambiente e informação para o desenvolvimento sustentável, Metodologia da Pesquisa e Informação na área jurídica e médica.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

TEIXEIRA, M. P.; SANTOS, F. B.; TEIXEIRA, R. B. Do impresso ao opac (online public access catalogo: considerações sobre a gênese e evolução do catálogo nas bibliotecas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 63–63, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7058. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7058. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)