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Atenção do serviço social aos usuários (as) atendidos (as) no ambulatório de geriatria do hospital de clínicas da UNICAMP
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Palavras-chave

Atenção. Saúde. Serviço social. Envelhecimento

Como Citar

ARRUDA CAMARGO, Ana Maria de; SOUTO DE MACEDO SILVA, Aline. Atenção do serviço social aos usuários (as) atendidos (as) no ambulatório de geriatria do hospital de clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 123–123, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7057. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo evidenciar o atendimento do Serviço Social, enquanto integrante da equipe multidisciplinar do ambulatório de Geriatria do Hospital de Clínicas - UNICAMP destinado a usuários idosos, familiares e/ou cuidadores. Selecionamos para esta sistematização, o ano de 2014, de janeiro à primeira semana de junho, dos usuários(as) atendidos(as) conforme agendamentos e realização de consultas. Dos 266 atendidos, 123 (46%) possuíam ficha no Serviço Social. No período em questão foram atendidos pelo Serviço Social um total de 62 (23,3%) casos: 27 novos e 35 seguimentos(usuários com ficha social). As demandas colocadas foram: transporte, acompanhante, medicação, cuidado domiciliar e exigiram informações, encaminhamentos em nível local e articulação com a rede de atenção da Saúde e Assistência Social dos municípios de procedência dos usuários(as). A intervenção do Serviço Social abordou os direitos do Estatuto do Idoso e forneceu um exemplar desta legislação. Estimulou à participação do usuário, família, cuidador em atividades destinadas a pessoa idosa; orientou e encaminhou se necessário, quanto a: associações de portadores de Alzheimer, Parkinson; Instituições de Longa Permanência de Idosos e serviços de proteção e atendimento da violência contra à pessoa idosa. Conclui-se que dos 266 usuários atendidos no ambulatório 56% corresponde aos com ficha no Serviço Social, incluindo casos novos deste período. 33% dos que tinham ficha não demandaram o Serviço Social e 23,3% foram atendidos. Alguns indicadores de insumo como sala para o atendimento do Serviço Social e fluxo do ambulatório dificultam a ampliação do número de atendimento.

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Copyright (c) 2016 Ana Maria de Arruda Camargo, Aline Souto de Macedo Silva

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