Desenvolvimento de material para uso no treinamento e explicação de conceitos básicos da técnica de tomografia eletrônica em microscópio de transmissão

Autores

  • Douglas Soares Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7045

Palavras-chave:

Ciência de materiais. Microscopia. Tomografia de elétrons

Resumo

A caracterização de materiais nanoestruturados (< 1000 nm) passa quase que invariavelmente pela necessidade da observação de suas estruturas e aspectos morfológicos. O microscópio eletrônico de transmissão (MET) é um dos equipamentos mais utilizados para este fim. Diversas técnicas podem ser usadas para explorar esta caracterização com o MET, a maioria explora a formação da imagem através da projeção, na tela do sistema de aquisição de dados, dos elétrons que atravessam a amostra. Este processo pode trazer dúvidas sobre a exata morfologia de algum elemento, a exemplo da dificuldade de resolver a diferença entre esferas, discos ou estruturas ovaladas  para alguns materiais. Girar a amostra e obter imagens em diferentes projeções auxilia na identificação mais precisa das morfologias presentes. Uma técnica avançada que aplica este conceito é a chamada tomografia eletrônica. Nela o registro automatizado e controlado por computador de diferentes imagens em diferentes ângulos de inclinação da amostra ante ao feixe eletrônico, permite a reconstrução da estrutura investigada em 3 dimensões. Neste trabalho é apresentado o resultado de uma amostra referência criada para ilustrar o procedimento no MET Libra120 aos usuários do Instituto de Química da UNICAMP. O resultado deste material revela com clareza a potencialidade da técnica, permite discutir diferenças entre as análises projetadas no plano (micrografias convencionais) e as estruturas recriadas a partir da reconstrução tridimensional por software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SILVA, D. S. Desenvolvimento de material para uso no treinamento e explicação de conceitos básicos da técnica de tomografia eletrônica em microscópio de transmissão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 61–61, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7045. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7045. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão