Conversas sobre música: um programa educativo na web rádio UNICAMP

Autores

  • Jorge Luiz Schroeder Universidade Estadual de Campinas
  • Silvia Cordeiro Nassif Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7043

Palavras-chave:

Música. Audições comentadas. Gêneros de discurso musicais. Programa de rádio. Significação musical

Resumo

Esta pesquisa iniciou com um evento mensal, realizado  na Faculdade de Educação da UNICAMP, que reunia pessoas da comunidade acadêmica para audições comentadas de músicas diversas. Tentando desviar dos dois modos de audições mais comumente difundidos por músicos e professores de música (de um lado uma espécie de “facilitação” da teoria musical e, de outro, a ênfase em dados históricos, contextuais ou biográficos de compositores, músicos, obras e locais de eventos), optou-se por uma abordagem mais dialógica, tanto no que diz respeito aos processos musicais (diálogos entre gêneros, estilos e tendências, musicais; diálogos entre músicas; diálogos entre modos de compreendê-las) quanto nas relações com os ouvintes (discussão com os participantes sobre os modos de “ouvir” e “entender” música, levando em conta as opiniões e estratégias particulares). Disto surgiu a oportunidade de criar um programa de rádio (o “Conversas sobre Música”, atualmente apresentado na Web Rádio UNICAMP) que, na sua primeira edição, com um bloco de vinte e quatro programas de uma hora cada, explicita um modo de abordagem que procura deixar mais acessível aos ouvintes não-musicistas algumas bases significativas dos diversos gêneros discursivos musicais que apresenta. A partir da construção gradual de relações entre as diversas músicas escolhidas (mais familiares e mais distantes dos ouvintes), e da discussão sobre seus vários papéis e funções sociais, a série de programas procura motivar os ouvintes a construírem suas próprias relações de significação com aquelas músicas mais familiares, tendo como referência alguns aspectos considerados importantes para a compreensão e apresentados programa a programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Schroeder, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em música - modalidade composição - (1987), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação (2006) todos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é professor participante do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e professor pleno do Programa de Pós-Graduação em Música, no Instituto de Artes da Unicamp; Profissional de Pesquisa na área de apoio ao ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Artes da Unicamp; coordenador do grupo de pesquisa Musilinc (Música, Linguagem e Cultura) e pesquisador do Laborarte (Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação) da Faculdade de Educação, na Unicamp. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, na educação musical e nos estudos da música popular. Vem atuando principalmente em pesquisas sobre os diálogos da música com a dança e sobre os processos de atribuição de sentidos e apropriação musical.

Silvia Cordeiro Nassif, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação musical; Música e linguagem; Música e desenvolvimento humano.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S. C. Conversas sobre música: um programa educativo na web rádio UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 59–59, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7043. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7043. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão