Atendimento de pacientes em oncologia no CAISM

Autores

  • Maria Helena Ganselli Caram Universidade Estadual de Campinas
  • Elenice Brito de Lara Romêo Universidade Estadual de Campinas
  • Josemar Rodrigues de Andrade Universidade Estadual de Campinas
  • Luís Augusto Michelim da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Marilda Mandelli Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Reinaldo Cúrcio Universidade Estadual de Campinas
  • Ricardo Andreatto Universidade Estadual de Campinas
  • Rosângela Gonçalves Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Venicius Victor Gôngora Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7041

Palavras-chave:

Oncologia. Atendimento. Resumo clínico

Resumo

O sistema Ambulatorial de Oncologia é composto pelos módulos: Informar Atendimento Clínico, Resumo Clínico, Antecedentes, Laudo para Internação, Impressão de Atendimentos, Requisições de Exames e Emissão de Atestados. O módulo de Atendimento registra o atendimento do paciente conforme registro de chegada informada no sistema de recepção a partir dos dados de agendamento. O médico informa no sistema dados clínicos oncológicos, anamnese, exame físico, solicitações de exames laboratoriais internos e externos ao Caism e de imagem, procedimentos, diagnósticos, condutas e encaminhamento. O Resumo Clínico é alimentado e compartilhado por todos os profissionais médicos para uma melhor visualização do estado clínico e cirúrgico do paciente. O médico registra e compartilha os antecedentes oncológicos, pessoais, familiares, ginecológicos e outros. O módulo Laudo é informado conforme o encaminhamento para internação Clínica ou Cirúrgica e além de resgatar dados do atendimento, informa dados necessários para a internação. Imprime Descrição do Atendimento, Antecedentes, Resumo Clínico, Laudo, Requisições de Exames laboratoriais e de Imagem. Emite atestados e Receituários para o Cliente e/ou Acompanhante. A utilização do sistema possibilitou: 1) que as informações clínicas oncológicas sejam compartilhadas por todos os profissionais da área de saúde do hospital 2) a disponibilização de informações de antecedentes com confiabilidade 3) Eliminação de fichas manuais preenchidas pelos profissionais da área médico 4) maior agilidade para o Faturamento pois as informações são coletadas no momento do atendimento 5) geração de indicadores, para pesquisas e faturamento. O sistema foi desenvolvido em WEB e está integrado ao POP- Prontuário Online do Paciente.

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Biografia do Autor

Maria Helena Ganselli Caram, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Elenice Brito de Lara Romêo, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Josemar Rodrigues de Andrade, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Luís Augusto Michelim da Silva, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Marilda Mandelli Martins, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Reinaldo Cúrcio, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Ricardo Andreatto, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Rosângela Gonçalves Martins, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Venicius Victor Gôngora, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

CARAM, M. H. G.; ROMÊO, E. B. de L.; ANDRADE, J. R. de; SILVA, L. A. M. da; MARTINS, M. M.; CÚRCIO, R.; ANDREATTO, R.; MARTINS, R. G.; GÔNGORA, V. V. Atendimento de pacientes em oncologia no CAISM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 57–57, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7041. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7041. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

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