Alternativas para o uso de animais em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7040Palavras-chave:
Ensino. Aula prática. Uso de animaisResumo
A utilização de animais em laboratórios para fins médicos ou acadêmicos é uma questão muito polêmica. Animais de várias espécies, sendo os ratos e camundongos mais utilizados, são empregados em experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos como vacinas, cosméticos, medicamentos etc. O uso de animais com objetivos acadêmicos é uma prática comum que vem sendo criticada por diversas instituições e mesmo pela própria população, que não veem necessidade de realizar determinadas aulas práticas com animais. Atualmente, no Brasil, os graduandos podem se recusar a participar de aulas que utilizam de animais em salas de aula. Levando-se estes pontos em consideração, surgiu a ideia de criar um banco de aulas práticas em vídeo, onde o docente responsável pode optar por utilizar um vídeo gravado da parte experimental da aula, assim nasceu o projeto “Um por todos”, que visa à diminuição do uso de animais em aulas práticas com o uso de vídeos. Diversos docentes do Instituto de Biologia já testaram o projeto, e este teve grande aceitação dos alunos, que viram grande potencial no método, pois diferente do que ocorre com o uso do animal, no vídeo pode-se rever o experimento com detalhes, mesmo após a realização das aulas. Desse modo, ocorre melhor assimilação do conhecimento transmitido, favorecendo não só o aluno, mas também o docente e os técnicos de laboratórios envolvidos, pois se torna uma atividade mais dinâmica além da redução dos custos de manutenção de biotério.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-17
Como Citar
SILVA, P. C.; CANOVA, F. Alternativas para o uso de animais em sala de aula. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 56–56, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7040. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7040. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Licença
Copyright (c) 2016 Priscila Cristina Silva, Fernando Canova

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.