Banner Portal
As múltiplas linguagens: pintando o dino
PDF

Palavras-chave

Pedagogia da escuta. Relações. Professores. Crianças. Famílias

Como Citar

SILVA, Benedita de Lourdes Motta. As múltiplas linguagens: pintando o dino. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 54–54, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7038. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Esta atividade foi desenvolvida durante o ano de 2013 com crianças de dois anos e seis meses na Dedic (Divisão de Educação e Ensino Complementar). Pintando o Dino é uma atividade que foi ordenada através da Pedagogia da Escuta, tendo como eixos pesquisas que revelam que as crianças são comunicadoras e construtoras da historia e da cultura com capacidade de múltiplas relações e de sofisticadas formas de organização do pensamento.O ato de rabiscar,modelar, figurar, nomear, desmontar, montar, selecionar e etc. demonstra que tais primícias estão coligadas no ato do brincar e na brincadeira e que estão inseridas num movimento de mãos únicas e que são observados principalmente nas crianças que frequentam a creche .Diante da curiosidade das crianças realizou-se pesquisas em livros de historias, desenhos livres e revistas. Com o auxilio dos adultos e de uma lupa observaram atentamente os pequenos bichinhos comparando-os ao tamanho do Dino. A curiosidade dos pequenos também foi despertada pela florada do Ipê,pelo canto dos passarinhos e das cigarras que anunciavam a chegada da primavera,com isso foram incentivados a cuidarem das flores e saborearem pequenos frutos das arvores que circundam os parques.Com a ajuda de uma das estagiárias foi possível desenhar um dinossauro bem grande em papel vegetal e prepará-lo para que as crianças pudessem pintá-lo utilizando a técnica da pintura Puf(cola ,guache e creme de barbear).Conclui-se que a Pedagogia da Infância é especialmente voltada para a primeira etapa da Educação Básica.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Benedita de Lourdes Motta Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.