Revisão automatizada e periódica de código-fonte para alavancar a qualidade de software

Autores

  • Denis Clayton Alves Ramos Universidade Estadual de Campinas
  • Edmilson Bellini Chiavegatto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7037

Palavras-chave:

Desenvolvimento de software. Qualidade de software. Revi- são de código-fonte. Integração contínua

Resumo

O código-fonte é um artefato essencial, se não o mais essencial, no desenvolvimento de software. Contudo, frequentemente ele é  considerado parte dos problemas que um software apresenta ao longo de seu ciclo de vida. São vários os fatores que influenciam a qualidade do código-fonte: complexidade do domínio de negócio sendo informatizado, nível de experiência dos integrantes do time de desenvolvimento, prazo do projeto de desenvolvimento, tecnologias e arquitetura de software adotados etc. É uma tarefa árdua promover e manter a qualidade do código de um software com muitas linhas e com vários desenvolvedores incrementando e adaptando este. Várias metodologias de desenvolvimento de software, tradicionais ou ágeis, afirmam que a revisão de código é fundamental para manter a qualidade do mesmo. Todavia, dados os fatores acima, o feedback nessa abordagem é bem pontual. Com o intuito de otimizar esta ação foi prospectada ferramenta para análise de qualidade de código-fonte. A partir da ferramenta adotada mais recurso de integração contínua, foi possível obter diariamente feedback de qualidade para mais de 500 mil linhas de código de vários softwares da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas (DDS)/CCUEC. A qualidade é medida a partir de 7 eixos de qualidade: Boas práticas de codificação, defeitos potenciais, complexidade, projeto de software/arquitetura, comentários, duplicação de código e testes unitários. A disposição das informações coletadas em um site com relatórios e gráficos da qualidade por software e de maneira histórica, tanto ajudam a priorizar os pontos cruciais como contribui para sensibilizar a equipe, bem como capacitá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Bellini Chiavegatto, Universidade Estadual de Campinas

Analista de sistemas por formação e atualmente é diretor de serviço de Sistemas de Apoio à Comunidade na UNICAMP. Experiência em Gestão de Pessoas, Gestão por Processos, Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas (Web e Mobile). Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial para Universidades Públicas (UNICAMP-BRASIL) e em Ferramenta CASE Baseada em Sistemas Orientados a Objeto (CICC-JAPAN). Palestrante Internacional no I Congreso Internacional de la Tarjeta Universitaria Inteligente (TUI) em Salón de Actos de la Facultad de Informática, University Campus of Espinardo, Murcia (Spain) com o tema "Nueve años de uso de la TUI en UNICAMP - Brasil"

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

RAMOS, D. C. A.; CHIAVEGATTO, E. B. Revisão automatizada e periódica de código-fonte para alavancar a qualidade de software. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 52–52, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7037. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7037. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão