O geoprocessamento aplicado ao planejamento urbano do campus da cidade universitária "Zeferino Vaz"

Autores

  • Vanderlei Braga Universidade Estadual de Campinas
  • Beatriz Viseu Linhares Universidade Estadual de Campinas
  • Danilo Mangaba Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7033

Palavras-chave:

Geoprocessamento. Planejamento urbano. Plano diretor par- ticipativo Campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”

Resumo

O uso das novas tecnologias da informação, notadamente do geoprocessamento, com objetivo de fornecer informações precisas e essenciais ao planejamento de qualquer subespaço (territorial, regional ou urbano), é cada vez mais comum em qualquer nível de governo. Entendidos como recortes bem  delimitados do espaço urbano, os campi universitários públicos brasileiros possuem características particulares de uso e ocupação dos seus espaços, que devem estar representados em um conjunto de informações geográficas voltadas ao planejamento urbano. No caso do campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz” da UNICAMP, o Plano Diretor possui um banco de dados geográfico nos mais variados temas, que objetiva fornecer mapas e cruzamento de dados com vistas a subsidiar, sobretudo, o planejamento urbano. Foram produzidos vários mapas durante o ano de 2014 a partir da reestruturação e atualização do banco de dados de vários shapefiles, que representam características do espaço urbano do campus, como Áreas de Proteção Permanente (APP), canais (abertos, canalizados), bacias hidrográficas, edificações, estacionamentos, vias, quadras, limite legal, gramíneas entre outros, além das características sócio-espaciais do campus, como a distribuição da população, distribuição das ocorrências da Vigilância etc. Dessa forma, entendemos que a consolidação e expansão do uso do geoprocessamento como ferramenta para o planejamento urbano do campus é essencial para subsidiar a construção de um Plano Diretor Participativo que represente os anseios de toda a comunidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Braga, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel (2004) e licenciado (2007) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Geografia pela UNICAMP (2007). Doutor em Geografia pela UNICAMP (2013). Atua na área de pesquisa em Geografia Humana e Econômica, com ênfase em Redes e Fluxos, Logística e Planejamento Regional e Territorial, abordando os seguintes temas: fluxos materiais e imateriais, circulação corporativa, logística territorial, projeto de plataformas logísticas multimodais no Brasil, planejamento da infraestrutura logística no Brasil, políticas públicas e redes de circulação e comunicação; sistemas técnicos atuais, novas tecnologias da informação, sistemas bancários, correspondentes bancários e redes corporativas.

Beatriz Viseu Linhares, Universidade Estadual de Campinas

Atua na área de geotecnologias dentro da equipe do Plano Diretor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo graduanda em Geografia pela mesma universidade, com formação complementada na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

BRAGA, V.; LINHARES, B. V.; MANGABA, D. O geoprocessamento aplicado ao planejamento urbano do campus da cidade universitária "Zeferino Vaz". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 48–48, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7033. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7033. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)