Mapa da distribuição populacional no campus da cidade universitária"Zeferino Vaz" como subsídio ao planejamento urbano

Autores

  • Vanderlei Braga Universidade Estadual de Campinas
  • Beatriz Viseu Linhares Universidade Estadual de Campinas
  • Danilo Mangaba Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7032

Palavras-chave:

Planejamento urbano. Distribuição populacional. Sistemas de informação geográfica. Campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”

Resumo

O presente trabalho busca apresentar o mapa da distribuição populacional por quadras do campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”. O trabalho foi desenvolvido a partir do cruzamento de duas bases de dados, a saber: a) o banco de dados geográficos do Plano Diretor, de onde foram retiradas as informações sobre as quadras do campus; b) dados obtidos a partir do sistema S-Integra (PRDU), cujo acesso foi efetuado em junho de 2014, que possibilitaram a separação da população do campus por Unidade, diferenciados em três categorias: funcionários, alunos e professores. A posteriori, com a utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), as informações tabulares foram vinculadas às feições espaciais das quadras, possibilitando a análise da distribuição populacional. O inverso ponderado da distância foi utilizado para o cálculo, de modo a realizar uma suavização da superfície para facilitar a visualização cartográfica do mapa. Em que pese a necessidade de refinamento da distribuição populacional no campus, sobretudo com a inclusão da “população flutuante”, a sua análise e interpretação é fundamental para subsidiar, dentre outras ações, o planejamento urbano da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Braga, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel (2004) e licenciado (2007) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Geografia pela UNICAMP (2007). Doutor em Geografia pela UNICAMP (2013). Atua na área de pesquisa em Geografia Humana e Econômica, com ênfase em Redes e Fluxos, Logística e Planejamento Regional e Territorial, abordando os seguintes temas: fluxos materiais e imateriais, circulação corporativa, logística territorial, projeto de plataformas logísticas multimodais no Brasil, planejamento da infraestrutura logística no Brasil, políticas públicas e redes de circulação e comunicação; sistemas técnicos atuais, novas tecnologias da informação, sistemas bancários, correspondentes bancários e redes corporativas. Também é Servidor Público Estadual da UNICAMP, na função de Geógrafo e Assessor na Coordenadoria Geral da Universidade.

Beatriz Viseu Linhares, Universidade Estadual de Campinas

Atua na área de geotecnologias dentro da equipe do Plano Diretor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo graduanda em Geografia pela mesma universidade, com formação complementada na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

BRAGA, V.; LINHARES, B. V.; MANGABA, D. Mapa da distribuição populacional no campus da cidade universitária"Zeferino Vaz" como subsídio ao planejamento urbano. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 47–47, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7032. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7032. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)