Banner Portal
Mapa da distribuição populacional no campus da cidade universitária"Zeferino Vaz" como subsídio ao planejamento urbano
PDF

Palavras-chave

Planejamento urbano. Distribuição populacional. Sistemas de informação geográfica. Campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”

Como Citar

BRAGA, Vanderlei; LINHARES, Beatriz Viseu; MANGABA, Danilo. Mapa da distribuição populacional no campus da cidade universitária"Zeferino Vaz" como subsídio ao planejamento urbano. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 47–47, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7032. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho busca apresentar o mapa da distribuição populacional por quadras do campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”. O trabalho foi desenvolvido a partir do cruzamento de duas bases de dados, a saber: a) o banco de dados geográficos do Plano Diretor, de onde foram retiradas as informações sobre as quadras do campus; b) dados obtidos a partir do sistema S-Integra (PRDU), cujo acesso foi efetuado em junho de 2014, que possibilitaram a separação da população do campus por Unidade, diferenciados em três categorias: funcionários, alunos e professores. A posteriori, com a utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), as informações tabulares foram vinculadas às feições espaciais das quadras, possibilitando a análise da distribuição populacional. O inverso ponderado da distância foi utilizado para o cálculo, de modo a realizar uma suavização da superfície para facilitar a visualização cartográfica do mapa. Em que pese a necessidade de refinamento da distribuição populacional no campus, sobretudo com a inclusão da “população flutuante”, a sua análise e interpretação é fundamental para subsidiar, dentre outras ações, o planejamento urbano da Universidade.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Vanderlei Braga, Beatriz Viseu Linhares, Danilo Mangaba

Downloads

Não há dados estatísticos.