Banner Portal
Implantação da biblioteca digital da produção intelectual e científica da UNICAMP: disseminando informação tecnológica
PDF

Palavras-chave

Repositório institucional. Repositório institucional-Biblioteca universitária. Biblioteca Digital da Produção Intelectual e Científica da UNICAMP

Como Citar

LIMA, Gislaine Melo; SIMÕES, Daniela Feijó; DUARTE, Keite Aparecida; VICENTINI, Luíz Atílio; ELIEL, Oscar. Implantação da biblioteca digital da produção intelectual e científica da UNICAMP: disseminando informação tecnológica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 46–46, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7031. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Nos últimos anos, o número de publicações em revistas científicas cresceu, aumentando a produção científica e intelectual dentro das universidades. Isso tem gerado uma massa de informação, que necessita ser reunida, tratada e disseminada para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Diante dessa realidade, têm surgido os Repositórios Institucionais (RI) como meio de disseminar informação e ainda preservar a memória institucional. A Biblioteca Digital da Produção Intelectual e Científica da UNICAMP (BDPIC) nasceu com tal propósito, e ainda reunir e integrar a produção científica no Repositório CRUESP. Para o projeto piloto, foram utilizados artigos, publicados em revistas científicas no ano de 2012. O software utilizado para implantação da BDPIC é o DSpace, que implementa repositórios digitais abertos e permite o gerenciamento de grande quantidade de conteúdo e formatos diversos. Sua arquitetura permite a integração de recursos locais e customizações. Várias etapas até a conclusão do projeto foram necessárias, como busca e coleta de dados referenciais e texto completo dos artigos, conhecimento e estruturação do sistema, análise de política de acesso de periódicos e tratamento da informação. Foi utilizada a Base Web of Science (WOS), da Thomson Reuters, como ferramenta para coleta de dados, e o Sherpa Romeo, um serviço da University of Nottinghan, para análise de restrição. A primeira etapa foi concluída com sucesso no período determinado de seis meses. É importante dar continuidade ao projeto, visando à melhoria das atividades, para crescimento da BDPIC como um canal de disseminação do conhecimento científico e intelectual produzido na universidade.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gislaine Melo Lima, Daniela Feijó Simões, Keite Aparecida Duarte, Luíz Atílio Vicentini, Oscar Eliel

Downloads

Não há dados estatísticos.