Gestão visual para a segurança do paciente: uma parceria entre a faculdade de enfermagem e o hospital de clínicas da UNICAMP

Autores

  • Isabella Carvalho Ribeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Erika Christiane Marocco Duran Universidade Estadual de Campinas
  • Ester Candido Aladino Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriela Salim Spagnol Universidade Estadual de Campinas
  • Isabel Cristina Castro de Abreu Universidade Estadual de Campinas
  • Juliane Badaró Leme Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Fernanda Vaccari Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Aparecida Correa Universidade Estadual de Campinas
  • Selma Regina Caçador Pietrobom Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7030

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Administração hospitalar. Erros de medicação. Gerenciamento de segurança. Qualidade da assistência à saúde

Resumo

Este trabalho relata uma intervenção realizada durante o estágio supervisionado da aluna da Faculdade de Enfermagem (2º semestre/2013), Gabriela Spagnol, em parceria com a equipe da Enfermaria de Cardiologia e da Pneumologia do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Nesse período, identificou- se um evento de administração do medicamento correto para o paciente errado. Tal erro representa uma falha nas barreiras que zelam pela segurança do paciente. Dessa forma, tem-se por objetivo relatar a análise do problema, o plano de ação e a avaliação de sua implementação. Através da técnica de brainstorming, investigaram-se as possíveis causas raízes do erro no processo, organizadas na Espinha de Peixe de Ishikawa, em seis aspectos: tarefa, paciente, ambiente, gestão, equipe e indivíduo. Uma vez elencada uma causa raiz, estruturou-se um plano de ação utilizando a ferramenta de PDCA (Plan, Do, Check, Act). Durante a análise, identificou-se a possibilidade de inserir uma barreira contra o erro na identificação do leito. Com o apoio da equipe, foram confeccionadas placas para cada leito com o nome e a especialidade do paciente, assim como para a sinalização de controle de diurese, alergia, repouso absoluto e jejum. As placas foram impressas e plastificadas, possibilitando a escrita com canetas para quadro branco, e aderidas à parte metálica da iluminação do leito através de uma etiqueta magnética. A avaliação da equipe de Enfermagem e pacientes apontou que, além de criar uma barreira contra o erro, promoveu-se um ambiente mais organizado, através da gestão visual dos leitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Carvalho Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Isabella Carvalho Ribeiro é graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas, em 1998. Iniciou sua carreira profissional trabalhando com pacientes renais crônicos em clínicas de hemodiálise na cidade da Campinas/SP, especializando-se em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, em 2002.

Erika Christiane Marocco Duran, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Ester Candido Aladino, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Gabriela Salim Spagnol, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Isabel Cristina Castro de Abreu, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Juliane Badaró Leme, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Larissa Fernanda Vaccari, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Maria Aparecida Correa, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Selma Regina Caçador Pietrobom, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

RIBEIRO, I. C.; DURAN, E. C. M.; ALADINO, E. C.; SPAGNOL, G. S.; ABREU, I. C. C. de; LEME, J. B.; VACCARI, L. F.; CORREA, M. A.; PIETROBOM, S. R. C. Gestão visual para a segurança do paciente: uma parceria entre a faculdade de enfermagem e o hospital de clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 45–45, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7030. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7030. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão