Banner Portal
Diretrizes de segurança para as bibliotecas do SBU
PDF

Palavras-chave

Bibliotecas universitárias–Segurança. Acervos–Segurança. Recursos humanos-Segurança. Bibliotecas–Prédios–Segurança

Como Citar

CARVALHO, Tereza Cristina Oliveira Nonatto et al. Diretrizes de segurança para as bibliotecas do SBU. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 42–42, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7027. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), preocupado com a segurança de suas bibliotecas, formalizou, em 2 de abril de 2013, por meio do seu Órgão Colegiado, a criação de um Grupo de Trabalho, cujo objetivo foi estudar e propor diretrizes de segurança para as 27 Bibliotecas do SBU. O trabalho inicial do GT consistiu na elaboração de um questionário composto por 88 questões através do qual foi possível diagnosticar e dimensionar os aspectos relacionados à segurança no âmbito das bibliotecas do Sistema. A partir desse levantamento e análise dos dados, o grupo elaborou diretrizes visando garantir a proteção do patrimônio institucional caracterizado, na sua maioria, por um amplo acervo bibliográfico de grande importância histórica, artística e cultural, bem como a integridade física da comunidade acadêmica. O documento elaborado apresenta os caminhos trilhados quanto ao desenvolvimento das Diretrizes de Segurança do Sistema de Bibliotecas, além de considerações gerais quanto à gestão de segurança, visando à prevenção de ações adversas no que se referem a pessoas, acervos e a estrutura predial de bibliotecas.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Tereza Cristina Oliveira Nonatto Carvalho, Regiane Alcântara Eliel, Gildenir Carolino Santos, Ana Aparecida Granzotto Llagostera, Danielle Thiago Ferreira, Dulce Inês Leocádio dos Santos Augusto, Marcia Aparecida Pillon D'Aloia, Maria Helena Signorelli, Valdineia Sonia Petinari, Rosana Evangelista Poderoso, Cleusa Telles

Downloads

Não há dados estatísticos.