Resumo
Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa e que resulta em lesões às pessoas, danos à propriedade ou perdas ao processo ou ao meio ambiente. Para atendimento da Legislação vigente (Previdência Social, ABNT e Normas Regulamentadoras), na ocorrência destes eventos, segue-se um fluxo composto por um conjunto de ações que visam cumprir em tempo hábil, todos os requisitos legais, bem como as necessidades do acidentado. Assim, quando a Divisão de Segurança do Trabalho – DSTr toma ciência do acidente (via sistema), inicia-se o processo de análise da ocorrência, a qual é realizada em conjunto com equipe multidisciplinar (acidentado, testemunhas e superiores). Esta análise tem como objetivo encontrar as causas – fatores contribuintes que desencadearam o acidente; verificar a existência de nexo entre a lesão e a atividade desenvolvida no momento do acidente (para caracterização ou não do acidente); e determinar ações preventivas para garantir a não reincidência de eventos similares. Coletadas todas as informações e finalizada a Análise e Investigação do acidente, é elaborado Informação Técnica específica com as devidas conclusões, recomendações e ações corretivas e/ou preventivas a serem tomadas pelos responsáveis das áreas. Em 2013 (janeiro/dezembro) foram realizadas 202 análises e investigação de acidentes de trabalho/trajeto e em 2014 (Janeiro/julho) 122 análises/investigação.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Jacques Gama, Ginalva Barbosa Silva, João L. B. Bertim
Downloads
Não há dados estatísticos.