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Avaliação de novo método de planejamento estratégico
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Palavras-chave

Planejamento estratégico. Eficiência organizacional. Gestão participativa

Como Citar

CAMPOS, Eneida Rached; PIAZZON, Maria Bernadete de Barros. Avaliação de novo método de planejamento estratégico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 38–38, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7023. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

A comparação entre métodos de planejamento estratégico levou a criação em  2009 de um novo método com referenciais teóricos na Future Search, no Balanced Scorecard e no Planejamento Estratégico Situacional. Este trabalho avalia o novo método. Estudo de delineamento transversal. Entre outubro 2009 a junho 2014, o método foi aplicado 8 vezes em 7 unidades/órgãos de instituições públicas. Participaram 450 pessoas em 133 horas de oficinas (máximo de participantes por oficina=94 e mínimo=14). Elaborado questionário com escala de 5 graus de avaliação e respostas abertas. Entre setembro 2013 e junho 2014, 80 (17,78%) dos participantes de 3 unidades/órgãos responderam ao questionário. Os 80 participantes tinham idade  média  42,31  (±11,18);  sendo  22,5%  enfermagem,  21,25%  médicos docentes, 15% administrativos e 41,25% outras profissões; 63,75% operacionais e 36,25% não operacionais. Avaliação dos itens: Organização - maior grau para orientação metodológica: ótimo (71,25%); bom (25%) e recursos pedagógicos: ótimo (62,50%); bom (33,75) e menor para carga horária: ótimo(40%); bom(45%). Dinâmica de grupo – método: ótimo (68,75%); bom(30%); troca de experiências: ótimo (66,25%); bom (27,50%); regular(6,25%); integração ótimo (56,25%); bom (36,25%); regular (7,5%); sabedoria do grupo: ótimo(43,75%); bom (48,75%); regular (6,25%); priorização de planos: ótimo (42,50%); bom (48,75%); regular (6,25%) e reconhecimento de diferenças: ótimo (37,5%); bom(48,75%); regular (13,75%). Grau de satisfação – ótimo (50%); bom (41,25%); regular (3,75%).  O  método apresentou diferencial menos normativo e mais mental, intuitivo e altamente participativo, com abordagem positiva que parte das percepções e sonhos individuais para construir o sonho coletivo de futuro. Os participantes valorizaram os altos graus de expressão, de participação e de compartilhamento com os resultados produzidos.

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Copyright (c) 2016 Eneida Rached Campos, Maria Bernadete de Barros Piazzon

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