Sistema para monitoramento de tempo de autonomia de no-breaks

Autores

  • Hilton Henrique Bertan Universidade Estadual de Campinas
  • Antonio Sergio Souza Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7017

Palavras-chave:

Eletrônica. Projetos. Autonomia. Bateria

Resumo

Encontrados em grande número na Universidade, os no-breaks possuem baterias que precisam ser periodicamente avaliadas e substituídas quando necessário. Para complementar os serviços de manutenção em no- breaks, o CEMEQ (Centro para Manutenção de Equipamentos) sentiu a necessidade de um sistema para monitorar o tempo de autonomia desses equipamentos, ou seja, por quanto tempo eles podem manter as cargas ligadas em suas saídas após a queda de energia. O Laboratório de Eletrônica do CEMEQ projetou o sistema em sua totalidade, desde os primeiros esboços baseados nas necessidades do Laboratório, programação, desenho e confecção da placa de circuito impresso, até a montagem e testes. O aparelho consiste de uma central microcontrolada com teclado e painel, e cabos para conexão ao banco de baterias do equipamento a ser testado. Basta o usuário fazer as conexões, conectar as cargas na saída do no-break, configurar a tensão nominal do conjunto de baterias e o aparelho fará o monitoramento contínuo da tensão elétrica, gravando as leituras na memória interna, inclusive com indicações no painel. As leituras de tensão podem ser transmitidas para o computador e traçados gráficos de autonomia (tensão x tempo) conforme a necessidade. Este projeto mostra que é possível, usando-se recursos humanos e materiais da própria Universidade, atender necessidades específicas das Unidades da UNICAMP, sem, contudo, recorrer a fornecedores externos. O aparelho apresenta facilidade de operação, alta personalização (hardware e software) e baixo custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilton Henrique Bertan, Universidade Estadual de Campinas

possui os títulos de Técnico em Eletro-Eletrônica (COTUCA/Unicamp, 1997), Engenheiro Eletricista (Unicamp, 2004) e Mestre em Engenharia Elétrica (Unicamp, 2004). Foi Metrologista do Laboratório de Calibração da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD e atualmente é Engenheiro Eletrônico no Centro de Manutenção de Equipamentos da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

BERTAN, H. H.; ALMEIDA, A. S. S. Sistema para monitoramento de tempo de autonomia de no-breaks. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 33–33, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7017. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão