Programa de manutenção preventiva em instrumentos analíticos

Autores

  • Ana Paula Ferreira Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Felipe Santos Pagliarini Universidade Estadual de Campinas
  • Nadia Regina Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7014

Palavras-chave:

Qualidade. Instrumentação analítica. Manutenção preventiva

Resumo

Os resultados de medições analíticas, principalmente aqueles envolvendo quantidades diminutas numa matriz complexa, requer equipamentos e instrumentos analíticos calibrados ou verificados e devem ser mantidos em ambiente próprio e limpos a fim de assegurar a qualidade dos dados obtidos através destes. Esta também é uma exigência da norma ISO 17025 e Princípios das Boas Praticas de Laboratório (BPL). No laboratório da Divisão de Química Analítica (DQA) a garantia da qualidade destes equipamentos e instrumentos analíticos passa por um programa de manutenção preventiva. A manutenção preventiva é aquela que ocorre antes que os equipamentos e instrumentos analíticos sofram uma parada inesperada, mau funcionamento ou apresentação de resultados equivocados.Assim a elaboração do programa de manutenção preventiva da DQA foi realizada baseando-se nas exigências supracitadas. A programação e seu acompanhamento são descritos em procedimentos pré- estabelecido pela divisão e é acompanhada em formulários específicos que designam as datas das manutenções e formulários de históricos de equipamentos onde constam as ocorrências. A existência de um programa de manutenção preventiva não tem necessidade de vir atrelado a uma exigência normatizada (ISO 17025 ou BPL). Para uma rotina é de grande valia que se empreguem políticas de prevenção evitando-se a perda de produtividade por falta de manutenção com equipamentos e instrumentos analíticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Regina Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas, coordenadora da Divisão de Química Analítica do CPQBA/UNICAMP com experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, resíduos de agrotóxicos em produtos agrícolas e solos, OGM, micotoxinas e gestão da qualidade

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SOUZA, A. P. F.; PAGLIARINI, F. S.; RODRIGUES, N. R. Programa de manutenção preventiva em instrumentos analíticos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 30–30, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7014. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão