Preservação digital de periódicos científicos de acesso aberto: a experiência da unicamp com os periódicos gerenciados na plataforma SEER

Autores

  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7012

Palavras-chave:

Periódicos científicos eletrônicos. Preservação digital. Instituições de pesquisa–Preservação digital. Universidade Estadual de Campinas–Periódicos

Resumo

Com o avanço da tecnologia tornou-se possível ter acesso de longo alcance a todos os tipos de documentos técnico-científicos, inclusive os periódicos científicos de acesso aberto. Dessa forma permite com que as instituições realizem parcerias para manter e realizar a preservação digital dos seus conteúdos em repositórios ou mecanismos de preservação. O intuito do presente estudo, objetiva descrever como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), busca através da parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), uma forma de realizar a preservação digital dos seus periódicos científicos. Estes periódicos científicos, produzidos no interior da universidade encontram-se distribuídos em várias áreas dispersas do campus, e utilizam a plataforma do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), modelo de gerenciamento eletrônico adaptado do OJS. Através do projeto piloto realizado a partir de 2013, foi possível com a parceria realizada com o IBICT iniciar a preservação, utilizando-se da metodologia do LOCKSS, que possibilitou garantir a preservação digital desses periódicos. Nesse processo da metodologia LOCKSS, também estão envolvidas mais sete instituições. Assim, será possível por meio de arquivamento eletrônico garantir a segurança dos conteúdos depositados em cada caixa-instituição, tornando-se um espelho do conteúdo em todas as demais instituições participantes. Espera-se com esse projeto que, no universo de 44 títulos existentes editorados no âmbito da universidade, onde apenas 21 deles, utilizam a plataforma SEER para o gerenciamento racional e customizado de seus periódicos possam aderir a essa proposta e passam a incluir todos os títulos produzidos pela Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços; Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Concluiu também pela Universidade Estadual de Campinas, o curso de Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas [2008]. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT].

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SANTOS, G. C. Preservação digital de periódicos científicos de acesso aberto: a experiência da unicamp com os periódicos gerenciados na plataforma SEER. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 28–28, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7012. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7012. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>